Algodão Colorido em Itatuba: Famílias do Agrovila Águas do Acauã concluem plantio de 20 hectares no consórcio alimentar

As famílias organizadas no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) concluíram em 6 de junho de 2025 o plantio de algodão colorido consorciado com outras culturas alimentares.

A informação é da assessoria do Movimento, justificando que a ação ocorreu em 20 hectares de terra no pré-assentamento Agrovila Águas do Acauã, em Itatuba, Agreste paraibano, destinado às famílias do MAB. “O plantio, iniciado em 28 de maio, marca a primeira fase do Projeto Algodão Agroecológico/Orgânico ATER Paraíba, uma iniciativa que combina produção agrícola, preservação ambiental e resgate cultural”, reforça aquela assessoria.

Ainda conforme aquela assessoria, o projeto prioriza o cultivo de algodão colorido em sistema agroecológico, consorciado com alimentos básicos como milho, feijão, fava, jerimum, quiabo, maxixe e mandioca. Todas as culturas são desenvolvidas a partir de sementes crioulas – variedades tradicionais adaptadas ao clima local e dispensam o uso de agrotóxicos – o que protege o meio ambiente e garante segurança alimentar das famílias beneficiadas numa ação que conta com o apoio na assistência técnica especializada da Empaer promovendo o acesso a tecnologias sustentáveis e apoio à comercialização dos produtos. “Foram cinco dias intensos de mutirão, com a força de camponeses e camponesas organizados pelo MAB”, reforça acrescentando que as tecnologias utilizadas para o plantio foram cavalos, cultivadores e a força e a vontade do coletivo.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Ascom

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top