
Diretor OCB/PB participa de encontro de presidentes cooperativistas nos Estados Unidos
Presidentes das Organizações Estaduais de 17 estados brasileiros, sob a liderança do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, participaram, durante a última semana de junho último, de encontros nos Estados Unidos, dentre os quais uma visita institucional à Embaixada do Brasil, em Washington.
“Aproveito para dizer da jornada dos presidentes das OCBs do Brasil, liderada pelo presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, nós estivemos lá em Washington, capital dos Estados Unidos, visitamos várias instituições começando pela Embaixada brasileira lá em Washington que tem a Embaixadora Maria Luiza que foi muito cordial, muito receptiva com esse grupo de brasileiros e mostrou a relação que hoje tem o governo brasileiro de respeito onde o Brasil procura mostrar a importância do nosso país no contexto, não só no contexto de América Latina como no contexto mundial, mostramos um Brasil que é forte na produção de alimentos, também na produção de commodities, Brasil que é força econômica também na indústria, na tecnologia, um país que está em expansão, que faz parte dos BRCS e eu acho que o Brasil tem um potencial muito grande de relação com o governo americano que está sendo construído dentro de questões muito respeitosas, dentro do processo de relacionamento entre as nações”, explica o presidente do OCB/PB, André Pacelli, ao dialogar com Stúdio Rural.
Pacelli explicou que, além dos presidentes cooperativistas de 17 estados brasileiros, participaram importantes lideranças ligadas aos sistemas produtivos brasileiros nas dinâmicas do cooperativismo. “Fomos recebidos e dialogamos bastante sobre as perspectivas de negócios das cooperativas brasileiras e também de investimentos de empresas americanas aqui no Brasil, tivemos uma receptividade muito grande no BID que é o Banco Interamericano de Desenvolvimento e também no Banco Mundial, inclusive no BID fomos recebidos pelo presidente que é o Ilan Goldfajn que já foi presidente do Banco Central do Brasil e lá foi debatido perspectivas e possibilidades de investimentos desses bancos americanos nas nossas cooperativas que atuam em todas as regiões do país”, explica Pacelli acrescentando que muito se falou em investimentos em questões sustentáveis no cooperativismo da região amazônica e também no Nordeste com ênfase na questão das águas relacionado a questões da transposição das águas do rio São Francisco. “Foi uma excelente oportunidade para fortalecer laços e discutir futuras parcerias em prol do cooperativismo brasileiro”, reforça.
Pacelli evidenciou encontro com representantes do Eurasia Group, explorando cenários geopolíticos e econômicos que influenciam diretamente o ambiente global, dentre outros. “Agradecemos imensamente a todos os envolvidos pela receptividade e troca de conhecimentos. O grupo contou com a valiosa colaboração dos economistas Marcos Troyjo e Otávio Canuto, profissionais renomados e amplamente respeitados no meio internacional”, justifica. “
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
Deixe seu comentário