
Nova chefe-geral da Embrapa Algodão assume cargo
A nova chefe-geral da Embrapa Algodão , Nair Helena de Castro Arriel, assumiu o cargo a partir de 1º de agosto. A gestora foi nomeada em portaria publicada no dia 7 de julho. O mandato é de dois anos, prorrogável uma vez por igual período. A solenidade de posse acontece no dia 18 de agosto, às 9 horas, na sede da Unidade em Campina Grande, PB.
Nair Arriel trabalhou no cargo após dois anos como chefe interna da Unidade. Entre as prioridades do seu novo mandato estão fortalecer as parcerias com as organizações públicas e privadas, aumentando a inserção da Embrapa Algodão no ambiente de inovação tecnológica, bem como ampliar a captação de recursos externos para financiamento da pesquisa, além de consolidar a Embrapa Algodão como referência na geração de conhecimento, tecnologia e inovação para produção de alimentos, fibras e energia. “Nosso maior compromisso é transformar o conhecimento em tecnologias relevantes para o agricultor. Para isso, nosso portfólio de pesquisas eficiente será direcionado para temas como o uso dos recursos naturais e da biodiversidade, sustentabilidade dos biomas e a mitigação dos impactos das mudanças climáticas, segurança alimentar, tecnologias para cultivos na agricultura de base familiar, inteligência artificial e agregação de valor a produtos e coprodutos da agricultura”, declara.
Segundo Nair, a Unidade trabalhará para disponibilizar e promover a adoção de novas cultivares, máquinas e implementos, processos agropecuários e práticas de manejo sustentável para melhorar a qualidade física, química e biológica dos solos em diferentes sistemas de produção e promover a expansão das áreas cultivadas e das produtividades das culturas de algodão, amendoim, gergelim, mamona e sisal, com estratégias ecorregionais para o Semiárido e o Cerrado.
No âmbito interno, a gestora planeja desenvolver novas lideranças, aumentar a motivação e a colaboração entre as equipes, valorizando as habilidades individuais. “Nossa ideia é transformar uma equipe de trabalhadores em uma rede de colaboradores interdisciplinares totalmente engajados para seguir melhorando cada vez mais nosso desempenho institucional”, afirma.
Aprimorar a gestão à distância também será um dos focos do chefe-geral da Embrapa Algodão, tendo em vista que a Unidade possui mandato nacional e está presente em 11 estados brasileiros. Além da Paraíba, a equipe da Unidade atua nos estados do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão, Tocantins, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo.
Os chefes-adjuntos continuam nos cargos – Luiz Chitarra na Chefia-Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento; Daniel Ferreira, Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia; e Adriano Cabral, na Chefia-Adjunta de Administração.
Conheça Nair Arriel
Natural do Pará, Nair Arriel mudou-se para a Paraíba em 1993 e recebeu o título de cidade campinense no mês último de maio. É graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia, possui mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Em 1987, ingressou como pesquisadora na Embrapa. De agosto de 2023 a março de 2025 exerceu a carga de chefe-geral interina da Embrapa Algodão. Exerceu também os cargos de chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento e chefe-adjunto de Comunicação e Negócios na Unidade.
Trabalha com temas como agricultura familiar, agroecologia, atuando principalmente com as culturas do gergelim e algodão. É responsável pelo programa de melhoramento do gergelim e curadora dos Bancos Ativos de Germoplama de cártamo, gergelim e faveleira. Também exerce a função de docente permanente na Disciplina de Conservação de Recursos Genéticos em Agroecossistemas, no Mestrado em Agroecologia, na Universidade Federal da Paraíba e no programa de pós-graduação em Ciências Agrárias da Universidade Estadual da Paraíba.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Ascom Edna Santos
Foto: Sérgio Cobel
Deixe seu comentário