Representações do PEASA/UFCG apresentam ações da instituição para o desenvolvimento sustentável do município de Camalaú

Representações do PEASA/UFCG participaram de uma reunião na manhã do último dia 07, no Centro Educacional Professora Odete Maciel Firmo, na cidade do Camalaú, Cariri Ocidental paraibano, para apresentar as diversas ações do PEASA para o desenvolvimento sustentável dos municípios do Semiárido Paraibano, em especial o Projeto de Educação em Empreendedorismo Rural e Práticas Agrícolas Sustentáveis e o Projeto Quintal Ecoprodutivo Escolar.

Durante a reunião, o coordenador do Programa, Vicente Albuquerque, juntamente com o professor Daniel Duarte, e Daniel Cassimiro, apresentou a ação para o prefeito, professor Ubirajara Antônio Pereira Mariano, para a secretária de Educação, professora Renata Tamires, para a secretária adjunta, professora Paloma Neves, para a gestora do Centro Educacional Odete Maciel Firmo, professora Maria Lucileide, para a assessora educacional da Secretaria de Educação, professora Maria Luciene, e para o professor Ezequiel Sóstenes da Escola Cidadã Integral Pedro Bezerra Filho. “Durante a reunião, foram discutidas ações voltadas à introdução de tecnologias sustentáveis no Centro Educacional Odete Maciel, com foco na criação de ambientes de aprendizagem que estimulem o protagonismo estudantil, o pensamento crítico e a formação cidadã voltada à preservação ambiental e à geração de renda”, explica Vicente Albuquerque acrescentando que, ao final da apresentação e das discussões, o prefeito Ubirajara Mariano afirmou o compromisso do Município de Camalaú de aderir ao PEER_PAS, por acreditar que este projeto será um instrumento pedagógico importante para facilitar e consolidar a estruturação curricular da Educação Integral nos Anos Finais no Centro Educacional Professora Odete Márcio Firmo a partir do Ano Letivo de 2026.

Os Projetos PEER_PAS e o Quintal Ecoprodutivo Escolar são frutos de uma parceria entre a UFCG PROPEX PEASA, SEBRAE, Fundação PaqTcPB, UFPB CCA, INSA, SENAR, Instituto Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, entre outras instituições.

Como principal encaminhamento, o gestor autorizou a formalização de uma cooperação técnica e educacional para implantação de 12 tecnologias sustentáveis que compõem o Quintal Ecoprodutivo Escolar ao longo dos próximos 12 meses. E para viabilizar a infraestrutura necessária na implantação do PEER_PAS a partir de fevereiro de 2026, serão projetadas, construídas e implantadas, até o final de 2025, as 06 tecnologias sociais necessárias, a saber: Quintal Ecoprodutivo do Centro Educacional Professora Odete Maciel Firmo.

Município de Camalaú – PB:
1) Unidade Escola de Viveiro para Sistemas Agroflorestais, Cultivo de Flores, Cactos e Plantas Suculentas
2) Unidade Escola de Cisterna de Produção
3) Unidade Escola de Irrigação Localizada para Horticultura
4) Unidade Escola de Caprinocultura
5) Unidade Escola de Avicultura Caipira
6) Unidade Escola de Beneficiamento Artesanal de Leite e Derivados

A apresentação foi realizada pelo pesquisador, extensionista e Coordenador Geral do PEASA UFCG, Vicente de Paulo Albuquerque Araújo, com a participação do pesquisador, extensionista e Coordenador de Inovação do PEASA UFCG, Daniel Casimiro da Silveira e do Professor e Pesquisador do Centro de Ciências Agrárias da UFPB, Daniel Duarte Pereira.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Ascom

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top