Conab apresenta políticas de abastecimento a delegação etíope em agenda de cooperação

Na tarde desta quarta-feira (26), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participou de agenda internacional entre os governos do Brasil e da Etiópia, intitulada Fortalecimento da Capacidade de Implementação do Componente de Meios de Vida do Programa de Rede de Segurança Produtiva (PSNP) por Meio de uma Visita de Estudo ao Brasil, com a participação de diretores dos Ministérios da Agricultura e Finanças da Etiópia, parceiros envolvidos na implementação do PSNP e equipes brasileiras da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

O encontro, que aconteceu no prédio da Conab, em Brasília, contou com palestras do diretor de Desenvolvimento, Inovação e Gestão de Pessoas, Lenildo de Morais, que fez uma apresentação institucional sobre a estatal brasileira, e também com a exposição oral “Política de Garantia de Preços Mínimos – PGPM”, realizada pela superintendente de Gestão de Oferta, Candice Mello Romero Santos (Sugof), além de ministração “Abastecimento Social com foco nas cestas de alimentos”, promovida pelo gerente de Parcerias Institucionais, Rafael Rocha Marcola.

A agenda, que iniciou na última segunda-feira (24), vai até essa sexta-feira (28), em Brasília, e reúne atores governamentais e não-governamentais como Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação (MEC), a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das relações Exteriores (ABC/MRE) e o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA).

A ação etíope tem com objetivo o conhecimento e a adaptação dos programas brasileiros de proteção social e promoção de meios de vida, especialmente nas áreas de redução da pobreza, segurança alimentar e nutricional e resiliência climática, incluindo identificar boas práticas que possam ser aplicadas no PSNP da Etiópia; compreender formas de aprimorar as trajetórias de meios de vida dos beneficiários; conhecer as estratégias integradas do Brasil em proteção social e desenvolvimento rural; e, por fim, fortalecer a capacidade técnica das equipes federais e regionais do PSNP responsáveis pela execução do programa.

Como etapa final dos esforços para aprimorar o Programa de Rede de Segurança Produtiva (PSNP) e preparar sua sexta fase, a visita internacional de estudo ao Brasil — país reconhecido mundialmente por suas políticas de proteção social, combate à pobreza e promoção de meios de vida sustentáveis, oferece aos gestores e técnicos etíopes a oportunidade de conhecer, in loco, estratégias bem-sucedidas que podem inspirar melhorias imediatas na implementação do PSNP.

Além das iniciativas operacionalizadas pela Conab, o governo da Etiópia também vai aprofundar os conhecimentos em outras medidas executadas por diversos pastas ministeriais brasileiras consolidadas como um sistema de proteção social robusto, voltado para reduzir a pobreza, promover o empoderamento econômico e ampliar a resiliência, sobretudo em áreas rurais. Entre as principais, destacam-se: o Bolsa Família; o Benefício de Prestação Continuada (BPC); o Sistema Único de Assistência Social (SUAS); o Brasil Sem Miséria; e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). A articulação dessas estratégias bem-sucedidas transforma o país em um destino estratégico para a visita de estudo, oferecendo experiências e lições que podem ser adaptadas ao contexto etíope.

Ao término da visita, os participantes deverão compreender as principais boas práticas na implementação de meios de vida — incluindo focalização, educação financeira, assistência técnica e comercialização —, fortalecer a atuação das Unidades de Coordenação de Meios de Vida, produzir um relatório consolidado com as lições aprendidas e elaborar um plano de ação para adaptar essas estratégias ao contexto do país africano.

A ação integra o apoio prestado pela FAO por meio do projeto STAR, financiado pela Agência Austríaca de Desenvolvimento, que fortalece continuamente o componente de meios de vida do programa, com capacitações, melhoria dos sistemas de gestão de desempenho e produção de conhecimentos que orientam decisões estratégicas.

No âmbito desse esforço, a FAO mantém um Especialista em Apoio Técnico a Meios de Vida atuando no Escritório de Coordenação de Segurança Alimentar (FSCO), vinculado ao Ministério da Agricultura da Etiópia, para reforçar a eficácia e a coordenação das ações. A delegação que visita o Brasil é composta por representantes do FSCO, parceiros-chave do PSNP e assessores do Ministério, que aprofundam o intercâmbio técnico, analisam práticas replicáveis e desenvolvem propostas que contribuam para o avanço do programa no país africano.

O encontro desta quarta-feira reafirma a relevância da Conab como referência regional em políticas de abastecimento, gestão de estoques públicos e segurança alimentar, sobretudo no âmbito da cooperação Sul-Sul. Por meio da atuação estratégica da Coordenadoria de Relações Internacionais (Coint), a Companhia tem ampliado parcerias com países africanos, fortalecendo pontes de diálogo técnico e institucional que contribuem para o desenvolvimento de sistemas alimentares mais resilientes. Experiências bem-sucedidas já construídas em colaboração com Angola e Moçambique ilustram o compromisso contínuo da Conab em compartilhar conhecimento, apoiar o fortalecimento de capacidades locais e promover soluções inclusivas que impactem positivamente a vida de agricultores e consumidores. A visita da delegação etíope reforça esse caminho, aprofundando laços e abrindo novas oportunidades de cooperação em prol do desenvolvimento agrícola e da segurança alimentar e nutricional no continente africano.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Ascom

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top