Agrônomo recebe título e afirma que projeto promove desenvolvimento local

O engenheiro agrônomo Paulo Suassuna, coordenador do Projeto Palmas para o Semi Árido, desenvolvido pelo Senar/PB em parceria com o Sebrae/PB, recebeu dois títulos de honra em reconhecimento pelo trabalho realizado em municípios da Paraíba.

Em Logradouro Suassuna recebeu o título de cidadão Lougradorense, uma iniciativa do prefeito Betinho e em Cabaceiras foi uma comenda, entregue durante a Festa do Bode Rei, à personalidades que contribuíram com o desenvolvimento da cidade.

Segundo a assessoria da Senar Paraíba, Eudete Petelinkar, Suassuna disse que ficou surpreso e muito emocionado com os títulos e justificou dizendo que além do trabalho de implantação do projeto, por onde passou fez grandes amizades. Ela informou que o Projeto Palmas para o Semi-Árido está sendo desenvolvido em 15 cidades da Paraíba, em parceira com as prefeituras municipais de Taperoá, Monteiro, Juazeirinho, Picuí, Barra de Santa Rosa, Alagoa Grande, São José dos Ramos, Logradouro, Catolé do Rocha, Patos, Olivedos, Serra Branca, Cabaceiras e Campo de Santana. “O projeto consiste em criar um Núcleo Tecnologia Social (NTS), com um grupo de 15 produtores rurais que, de forma associativa, produz um hectare de palmas, contando com toda infra-estrutura e assistência técnica em um novo sistema intensivo de produção desenvolvido pelo próprio Suassuna”, disse Eudete, explicando que após um ano a produção é dividida entre os produtores para multiplicação em sua propriedade, permanecendo uma Unidade de Observação e Demonstração (UOD), par a segunda fase doprojeto.

Ao cotatar com Stúdio Rural, Eudete Petelinkar acrescentou que o projeto foi implantando em 2005 e tem duração de três anos tendo em vista o cronograma das etapas, desde a escolha das áreas de plantio, seleção dos participantes, preparo de solo, plantio, tratos culturais, colheita e beneficiamento da produção, quando serão realizadas as capacitações relativas aos procedimentos para alimentação animal.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top