
Extensão potiguar inicia projeto para produtores de leite da região de Currais Novos
O escritório local da Emater-RN em Currais Novos iniciou recentemente um projeto-piloto de assistência técnica, voltado para os produtores da agricultura familiar que fornecerão para o Programa Leite Potiguar (PLP) a partir de 2016.
Segundo a assessoria daquele órgão, os técnicos da instituição vêm fazendo um trabalho junto a 16 produtores das comunidades Trangola, Totoró, Namorados, Mirador e Boa Esperança, com o objetivo de formar, entre eles, um fundo de recursos, com contribuição e gestão dos próprios produtores, para a aquisição de materiais como reagentes para exames de brucelose e sanidade animal em geral, manutenção de botijões de inseminação artificial, entre outros, como também financiar qualquer atividade dentro da propriedade, como produção de forragem, silagem, fenação, higienização e refrigeração de leite em tanques de recepção. O fundo pretende arrecadar, por mês, R$ 480,00. “A última reunião do grupo aconteceu no dia 21 de dezembro, na Associação de Trabalhadores Rurais de Totoró, em Currais Novos”, explica aquela assessoria.
Ainda segundo aquela assessoria, a iniciativa do trabalho é da equipe local da Emater de Currais Novos, formada pelo assessor de agropecuária, Nilton Oliveira Souza, e pela assistente social Elina Carvalho objetivando contribuir para a melhoria genética do rebanho, de forma a incrementar a produção e a qualidade do leite a ser adquirido pelo PLP, como também assistir as famílias através do trabalho social.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
Deixe seu comentário