Agricultura de Lagoa Seca promove turnê de plenárias preparatórias pra conferência municipal

Entidades da agricultura familiar do município de Lagoa Seca, em parceria com a Secretaria de Agricultura e órgãos da prefeitura local, promoveram encontros em regiões diversas daquela municipalidade com o objetivo de discutir temas a serem apresentados na 2ª Conferência Municipal da Agricultura Familiar que acontecerá no próximo dia 24, no Convento Ipuarana.

O secretário da Agricultura, Nelson Anacleto, participou do Programa Domingo Rural dialogando sobre a importância do evento e sobre as dinâmicas trabalhadas junto aos agricultores e agricultoras com reuniões que têm acontecido em áreas geográficas com potenciais específicos de produção agrícola como áreas dos roçados, dos plantios de verduras, áreas das frutas e regiões de agricultura diversa. “Para esse primeiro momento foi feito uma definição metodológica onde o município foi dividido em quatro regiões. Uma região em que aconteceu uma plenária no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Seca, na segunda-feira(07) onde reuniu pelo menos 11 sítios tratando a questão da infraestrutura, da questão da agricultura familiar sustentável, levantou os problemas que envolvem a agricultura familiar do município de Lagoa Seca e a busca de saídas para problemas que foram muito importantes”, exemplifica Nelson detalhando reuniões diversas acontecidas.

Para aquele secretário, os encontros tiveram a importância de identificar problemas e desafios como áreas com terras fracas e degradadas, pragas e doenças, problemas decorrentes do uso excessivo de agrotóxicos, problemas da seca e falta de água dentre outros entraves e soluções que serão apresentados na conferência. “Também, nessas plenárias preparatórias se levantou o que a sociedade civil tem feito, temos um acúmulo de reservatórios de cisternas de placas com água pra beber, cisternas calçadão, na região temos um trabalho feito com a mosca negra com alternativas e outras ações no município com investimentos que o puder público tem feito em barreiros, barragens, iniciativas com infraestrutura com pavimentação de ladeiras, piçarramento de estradas em vários acessos”, explica Anacleto.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

2 Comentários

  1. ceci siqueira silva guimaraēs -  15 de março de 2022 - 09:02

    E importante apaseria entre is agricultores junto a secretaria da agricultura

    Responder
  2. ceci siqueira silva guimaraēs -  15 de março de 2022 - 09:10

    Gosto muito de fazer parte da agricultura ..,E muito inportante a gente aprendemos muito

    Responder

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top