Algodão agroecológico é tema 2022 de capacitações da Embrapa e parceiras no RN

A Embrapa Algodão e entidades parceiras do projeto de produção do algodão agroecológico no Seridó do Rio Grande do Norte estão em atividade de cursos e capacitações no decorrer desta semana junto a famílias agricultoras dos municípios Acari, Caraúbas, Cruzeta, São José do Seridó, Caicó e Jardim do Seridó.

Conforme o pesquisador da Embrapa Algodão, Marenilson Batista, a ação teve início na última segunda-feira(07) com uma reunião com consultores e consultoras para o alinhamento das estratégias de atuação no Projeto Algodão Agroecológico no Seridó do RN envolvendo cinco municípios que vêm num processo de produção e capacitação continuado.

Na terça-feira(08) teve início a realização do terceiro módulo de formação da Unidade de Aprendizagem de Pesquisas Participativas, no Assentamento Comunidade Caatinga Grande, município de São José do Seridó, tendo como foco principal manejo de pragas e revisitando temas já trabalhados com revitalização do solo, biofertilizantes, limpas, desbastes, dentre outras.

No dia 09, quarta-feira, o município de Acari sediou o encontro capacitação com participação dos agricultores e agricultoras dos municípios de Acari, Carnaúba dos Dantas e Cruzeta momento em que foi trabalhado visitas a áreas produtivas já que os cultivos estão com cerca de trinta dias de desenvolvimento.

Marenilson detalhou informações sobre o trabalho parceiro que busca construir referências para a intensificação da retomada do cultivo do algodão numa região com ampla tradição na cotonicultura convencional até os anos de 1970. “Esse projeto é uma parceria do Instituto Riachuelo Financiamento, o Sebrae entra na parte de consultoria junto aos agricultores, a Emparn tem distribuído palma forrageira resistente e também disponibilizou gliricídia, e a Embrapa fica encarregada de todo o processo de capacitações, visitas técnicas tanto para os consultores como para os produtores”, explica Marenilson evidenciando papel fundamental que fica por conta das prefeituras locais com um conjunto de logísticas que tem dado condições do projeto está em pleno bom desenvolvimento.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top