Artesanato no Maior São do Mundo: Grupos culturais iniciam maio contratando encomendas para período, eventos e atividades juninas

O mês de maio já é mês de ampla movimentação nas atividades dos diversos artesãos e artesãs da cidade de Campina Grande, já em consequência da força das festividades do Maior São João do Mundo, envolvendo Campina Grande e todo o entorno metropolitano da cidade.

Um exemplo do aumento das demandas de serviços é o artesão Yuri Norte, sediado na loja 16 da Vila do Artesão, especialista na fabricação de calçados de couros por encomendas para grupos culturais como quadrilhas juninas, artistas nas diversas áreas e pessoas que utilizam o produto permanentemente nos seus cotidianos.

Trabalhando desde criança, Yuri iniciou-se na atividade acompanhando o padrasto e garante que há mais de 50 anos trabalha na arte e anualmente prepara encomendas para diversos coletivos culturais da cidade e da região além de confeccionar roupas de couros por encomenda devidamente estudada e planejada. “No ano passado eu vesti a primeira dama da cidade, o que é uma hora porque nunca uma primeira dama veio na Vila do Artesão pra gente fazer uma roupa pra ela, então Juliana veio aqui, a gente fez a roupa, eu, ela e uma amiga dela, onde a gente pensou e fez a roupa dela e é uma honra pra gente. Para o marido dela eu fiz uma sandália pra ele, o prefeito Bruno Cunha Lima, e outras pessoas, senadores e outras pessoas”, comemora Yuri Norte, dialogando com Stúdio Rural, enquanto preparava produtos para componentes de nossa equipe. “A gente passou três dias aqui fazendo esse vestido dela, daí ela postou em suas redes sociais e veio gente do mundo inteiro também querendo”, explica justificando que a atitude dos gestores só fortalece as atividades a medida que encomendam, usam os produtos e ao mesmo tempo divulgam o trabalho desenvolvido pelos artesãos e artesãs do município. “É uma honra pra gente porque é a primeira dama da cidade, porque essas pessoas ricas procuram os grandes centros São Paulo, Rio pra se vestirem e ela se veste aqui”, reforça acrescentado que a primeira dama comentou da intenção de promover uma ampla exposição da diversidade dos produtos com desfile de modas durante as festividades do maior São João do Mundo no espaço da própria Vila do Artesão.

Conforme Yuri, parte do mês de maio, todo o mês de junho e julho o cotidiano daquele espaço da Arte é super preenchido pela presença de turistas de todo o Brasil e do exterior garantindo produtos e lembranças produzidas e comercializadas nas 377 lojas. “Estamos só esperando, já estamos ajeitando lojas, fazendo estoques para o cliente chegar aqui e a gente manter o cliente, e se Deus quiser vai ser bom esse São João” esperança Yuri deixando recado para nosso público ouvinte e leitor espalhado pelo o nosso semiárido brasileiro. “Eu espero vocês de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Ceará, de todo canto do Nordeste e do mundo que venham conhecer o Maior São João do Mundo, ‘do Mundooo’, não tem outro, não tem outro, a  gente é o Melhor do Mundo”, justifica Yuri Norte evidenciando o papel exercido pelos maios de comunicação de Campina Grande e do Nordeste dentro do amplo evento e da praça do artesanato campinense. “Essas moças que dançam quadrilhas e esses rapazes, as sandálias são customizadas aqui dentro da Vila do Artesão, tanto por mim tanto por outros colegas meus também”.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top