
Brasília sedia II Jornada de Lutas dos Quilombolas do Brasil com o Nordeste presente
Brasília-DF está sediando a II Jornada de Lutas dos Quilombolas do Brasil com o tema AQUILOMBAR: ancestralizando o futuro, evento que acontece de 14 a 17 e conta com comitivas da Paraíba e dos diversos estados nordestinos somando fileiras na construção da Marcha das Comunidades Quilombolas de todo o país.
O evento conta com uma programação diversificada que inclui palestras, performances culturais, exposições artísticas, feira com produtos quilombolas, rodas de conversa, lançamentos de dados e iniciativas sociais, num Aquilombar que permite que as comunidades negras rurais de todo território nacional compartilhem suas vivências, saberes e experiências, contribuindo para a preservação e fortalecimento da herança cultural afro-brasileira.
Nesta quinta-feira (16) acontecerá Mesa de Abertura “Aquilombar 2024: ancestralizando o futuro”; Exibição de documentários quilombolas, rodas de conversas e oficinas alusivas com apresentações culturais; Marcha Quilombola e leitura além de aprovação da carta final do Aquilombar 2024.
Geraldo Alves é paraibano componente da coordenação estadual e do Quilombola Serra Feia, no município de Cacimbas, Sertão paraibano. Ao dialogar com Stúdio Rural explicou que uma comitiva dos diversos quilombos paraibanos está participando do evento e classifica a ação como de fundamental importância para colocar na pauta política o conjunto das ações para o fortalecimento das dos quilombolas brasileiros além de colocar na vitrine um povo de participação decisiva para a construção histórica da força econômica e cultural da nação brasileira. “A diversidade e a resistência dos quilombos de todo Brasil irão ocupar as ruas e os corredores de Brasília nesta quinta-feira, dia 16 de maio, quando acontece a segunda edição do Aquilombar – maior mobilização do movimento quilombola, organizada pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq)”, explica a assessoria da
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
Deixe seu comentário