Caprinocultura leiteira em Queimadas; gestão pública intensifica ação para fortalecimento da agricultura familiar local

A Prefeitura Municipal de Queimadas, através da sua Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAME), realizou na última sexta-feira (21) a segunda etapa de entrega das cabras leiteiras para os caprinocultores cadastrados no Programa Leite de Cabra.

A informação é da assessora de comunicação da gestão municipal, Adriana Araújo, em contato com Stúdio Rural, explicando que foram entregues 8 cabras das raças Saanen e Parda Sertaneja, adquiridas pela Prefeitura de Queimadas com o propósito de auxiliar as famílias participantes do programa no melhoramento genético dos seus rebanhos e, por conseguinte, o aumento da produção leiteira e da renda familiar e acrescentou que no último mês de dezembro já haviam sido entregues 15 cabras, totalizando agora 23 famílias beneficiadas.

Adriana explicou que ao receber o seu respectivo animal, cada criador se compromete em continuar participando efetivamente do Programa Leite de Cabra, das capacitações técnicas promovidas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAME) e seus parceiros, bem como zelar pelo bem-estar sanitário de todo o seu rebanho.

Ainda, conforme aquela assessora, o secretário da Pasta da Agricultura, veterinário José Aurélio Albuquerque Neto, explicou que todos os caprinos adquiridos pela Prefeitura são de excelente linhagem e, objetivando a melhoria na qualidade genética dos filhotes, foram adquiridos também 3 bodes reprodutores jovens, que ficarão à disposição dos caprinocultores para o cruzamento dos animais já que a proposta do Programa Leite de Cabra é ampliar a caprinocultura no município e beneficiar cada vez mais famílias. “O Programa Leite de Cabra é um projeto pioneiro no estado da Paraíba, implantado pelo Prefeito Carlinhos de Tião e sua equipe técnica da SEAME em maio de 2021, e tem como parceiros a cooperativa Capribov, o SENAR-PB e a EMPAER. Mediante articulação da Prefeitura, os produtores cadastrados fornecem sua produção leiteira à Capribov (da cidade de Cabaceiras), o que representa uma nova alternativa para a geração de renda no município”, explica Adriana Araújo.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Secom

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top