Conab realiza homenagem solene aos 22 anos do Programa de Aquisição de Alimentos

Na manhã da última quarta-feira (09), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou um encontro simbólico em comemoração aos 22 anos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), completados no último dia 2 de julho. A celebração ocorreu na sede da Companhia, em Brasília (DF), com um café da manhã seguido por falas institucionais e um momento de homenagem ao programa, que ao longo de mais de duas décadas se consolidou como uma das mais relevantes políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar e de combate à fome no país.

Participaram da atividade o presidente da Conab, Edegar Pretto; o diretor de Política Agrícola e Informações, Sílvio Porto; a diretora Administrativa, Financeira e de Fiscalização, Rosa Neide; além de representantes de cooperativas, associações, movimentos sociais do campo e parlamentares ligados à agenda da agricultura familiar.

Para o presidente da Companhia, Edegar Pretto, os resultados expressivos do Programa são devidos a sua enorme abrangência. “Nesses 22 anos de existência, mais de 8 mil cooperativas e associações acessaram o PAA. Foram encaminhados mais de 20 mil projetos, com 47 mil unidades recebedoras e 3 mil municípios envolvidos. Ao todo, o programa já comprou 2,3 bilhões de quilos de alimentos, distribuídos a quem mais precisa, com a participação de 490 mil famílias fornecedoras e a comercialização de cerca de 800 tipos diferentes de alimentos”, ressaltou.

Após o momento comemorativo, os convidados se reuniram na sala da Presidência da Companhia para um diálogo institucional sobre o programa, com foco em questões orçamentárias e nas ações futuras.

Histórico
Instituído em 2003 pela Lei nº 10.696, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi criado com o objetivo de promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. A iniciativa surgiu no contexto da Estratégia Fome Zero e foi resultado de uma mobilização da sociedade civil organizada, por meio do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), que apresentou a proposta ao Governo Federal.

O programa foi temporariamente substituído em 2021 pelo Alimenta Brasil e reinstituído em 2023, com foco ampliado na promoção da diversidade alimentar e na inclusão de diferentes públicos, reafirmando seu papel estratégico no enfrentamento à insegurança alimentar e no apoio à produção familiar no campo.

Participação parlamentar
Estiveram presentes no evento as deputadas Benedita da Silva e Daiana Santos, e os deputados Airton Faleiro, Fernando Mineiro, Nilto Tatto, Elton Welter, Padre João, João Daniel e Bohn Gass.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Ascom

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top