Dia de Campo apresenta cultivar de mandioca com produtividade bem superior a média estadual

Um Dia de Campo que acontecerá neste dia 28 de junho, terça-feira, no município de Areia, como parte complementar do Seminário da Mandioca que se inicia na UFPB/CCA-Areia, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias, Campos Areia, Brejo paraibano.

No Dia de Campo que acontecerá na propriedade do agricultor Adelson, na comunidade Chã de Jardim, serão apresentados resultados de materiais pesquisados pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, já aclimatadas no Estado da Paraíba, com capacidade e dados numéricos de pesquisas da capacidade proteica e energética da mandioca na alimentação de ruminantes que venham substituir e ou complementar produtos como soja, milho, tortas, dentre outros. “Na parte da tarde vamos está fazendo uma visita de campo na propriedade de seu Adelson e ele vai apresentar resultados já que ele está utilizando a mandioca como cultura já que ele está cultivando e utilizando pra alimentar seu rebanho com vacas leiteiras”, explica o gerente de Recursos Naturais e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Mari e coordenador do PLANES-PB, Adelaido Pereira de Araújo.

Adelaido explicou que a região já está trabalhando cultivares de mandioca com capacidade produtiva de cerca de 50 toneladas, superando a capacidade média no Estado que está em cerca de 9,4 toneladas por hectare. “São essas tecnologias e seus manejos que nós vamos divulgar o máximo possível, está aberto à todos os produtores, pesquisadores, extensionistas, profissionais que tenham interesse em se apropriar dessas tecnologias e aplicar para que possamos ter rentabilidade no campo”, explica ao dialogar com o Programa Notícias Agrícolas da Rádio Stúdio Rural.

As ações terão início às 08:30 horas da manhã desta terça-feira, 28 de junho, com o 2º Seminário do Arranjo Produtivo da Mandioca, na Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias, em Areia, e segue toda uma programação.

Programação
Recepção e café da manhã  – 8:30 horas
Abertura do evento e Formação da mesa – 8:30 horas
Apresentações – 9:00 horas
* Apresentação dos resultados de pesquisas sobre adaptação de cultivares de mandioca no Brejo Paraibano.
* Apresentação de novos materiais genéticos de mandioca (Arranjo Produtivo da Mandioca da Paraíba/APLM-PB)
* Planta da mandioca na Alimentação de Ruminantes (Forragicultura/GEABOV)
– Demonstrações praticas
Visita a Propriedade com utilização da cultura da mandioca na alimentação de vacas leiteiras – 13:30 horas
Encerramento – 15:00 horas

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top