
Diretores IFPB em ação: Campus Pedras de Fogo terá instalação de ambientes modulares
Durante a realização da Reditec 2025, no Mato Grosso do Sul, o Instituto Federal da Paraíba realizou uma importante conquista para o Campus Pedras de Fogo. A reitora Mary Roberta Meira assinou contrato com o representante da empresa ITP Sistemas Construtivos, Marcelo Santiago, para a instalação de construções modulares que vão agilizar as obras da sede definitiva do Campus.
A reitora do IFPB ressaltou que esta instalação complementa a construção do prédio definitivo do Campus que recebeu recursos adicionais quando foi inserido no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) pelo presidente Lula. “É um momento simbólico que celebramos junto com a construtora, com a nossa Pró-Reitoria de Administração, com a direção do campus”, pontuou Mary Roberta.
Para a professora Mary, esses elementos construtivos são fundamentais para que se alcance a finalização da obra. “A expectativa é meados de março”, completou.
O diretor-geral do IFPB Pedras de Fogo, Frederico Campos Pereira, esclareceu que a ordem de serviço prevê a instalação dos equipamentos modulares para a Biblioteca, um Bloco administrativo e o Refeitório estudantil. “Isso significa a consolidação do dinheiro do Governo Federal que está investido através do PAC da Educação, no valor de R$ 5 milhões e 300 mil. Essa ordem de serviço possibilita que estes equipamentos deem prosseguimento ao crescimento do campus, com a oferta de mais cursos e mais matrículas”, ressaltou o professor Fred.
Os módulos serão feitos em Fortaleza e a estrutura basal no Campus Pedras de Fogo, como explica Marcelo Santiago: “É uma construção modular pré-fabricada, é a industrialização da construção civil. Enquanto a gente está no canteiro de obras, fazendo a preparação de terrenos, pisos, outro pessoal está na fábrica, na indústria, fabricando telhados, paredes, estrutura metálica, acabamentos. Quarenta dias depois, aproximadamente, tudo chega no local e fazemos essa montagem de forma sistemática, encaixável”, explicou o representante da ITP, empresa do Ceará.
Marcelo comentou a vantagem de ser uma construção que não gera resíduos no local da obra e traz maior conforto acústico e térmico, mas que tem a mesma garantia da construção convencional. Ele ressaltou também a possibilidade de que a estrutura possa ser desmontada e deslocada para outro lugar.
A assinatura da ordem de serviço foi acompanhada pela Pró-Reitora de Administração e Finanças, Cleidenedia Morais, o diretor de Planejamento Institucional, Anderson Bráulio, além de gestores da Reitoria e de campi do IFPB. A empresa ITP participa da feira de exposições que está montada na Reunião de Dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Fonte: Stúdio Rural / DGCOM Ana Carolina Abiahy
Foto: Mayara Guimarães
Deixe seu comentário