
Em João Pessoa: Sescoop/PB promove Formação de Multiplicadores do Programa Cooperjovem
A cidade de João Pessoa, capital paraibana, foi sede de uma capacitação promovida pelo Sescoop/PB destinada a público formado por professores, representantes de cooperativas e gestores municipais da Educação dentro das dinâmicas de Formação de Multiplicadores do Programa Cooperjovem na Paraíba.
A formação aconteceu de 27 a 29 de abril último, no Hotel Litoral, e contou com mais de 80 pessoas dentre as quais educadores e educadoras de 30 escolas públicas das cidades de João Pessoa, Cabedelo, Cabaceiras, Campina Grande, Conde e Pedras de Fogo. “Nós temos aqui o Programa Cooperjovem que um programa de ensino do cooperativismo em escolas públicas, esse programa existe aqui desde o ano 2000 e a gente sempre fez esse trabalho com várias escolas públicas de vários municípios distintos como Pedras de Fogo, Conde, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux, João Pessoa, Campina Grande e todos os anos nós proporcionamos, para esse programa, três capacitações importantes: uma é a formação de professores para implantar nas escolas o cooperativismo juntos aos alunos, crianças da primeira e segunda fase das escolas municipais; outra é sobre jogos cooperativos que é um trabalho de fomento aos professores para levar como uma ferramenta de cooperação para esses alunos; e um terceiro é sobre projetos cooperativos que também a gente proporciona aos mesmos professores”, explica o superintendente do Sescoop/PB, Pedro José D’Albuquerque Almeida, ao dialogar com Stúdio Rural, justificando que acontece sempre nos meses de março a abril, inclusive sempre envolvendo novas escolas.
Conforme a assessoria do sistema OCB/Sescoop-PB, os participantes foram divididos em duas turmas cujas atividades foram conduzidas pelos facilitadores Marli Bianna Nunes e Rafael Presotto, capacitados pela unidade nacional do Sescoop para a nova metodologia do Programa. “Então, durante os três dias, nós tivemos a participação de dois professores de fora: um de Brasília e outro de Campo Grande, já preparados pra essa formação pra levar conhecimentos para os professores de 30 escolas, nós tínhamos até então 11 escolas e, pra ampliar o programa, nós partimos de 11 pra 30 escolas juntamente com representantes de secretarias de educação de oito municípios distintos e também oito cooperativas que fazem parte também desse programa”, explica D’Albuquerque Almeida classificando como sendo de fundamental importância ampliar e interiorizar o papel do cooperativismo.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Sescoop/PB
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