
Empaer e UEPB Lagoa Seca discutem cursos e dinâmicas de participação de mulheres e jovens camponeses naquele campus
Representações da Empaer e da UEPB, campus Lagoa Seca, promoveram uma reunião objetivando discutir um projeto pioneiro de parceria que visa capacitar mulheres e jovens rurais de diversos municípios paraibanos.
Conforme a assessoria da extensão paraibana, a reunião aconteceu no último dia 13 com presenças do gerente regional da Empaer Campina Grande, Ailton Francisco dos Santos, do assessor de crédito rural Geneilson Evangelista e o professor José Félix Neto detalhando como seria o processo de mobilização e inclusão de mais alunos para os cursos técnicos em Agropecuária, em Agroindústria e o superior na área de Agronomia além de diversos outras capacitações. “Segundo Ailton dos Santos, o objetivo é uma maior participação da mulher agricultora nas atividades rurais geradoras de renda familiar”, reforça aquela assessoria acrescentando que Ailton justificou ser proposta capacitar jovens do campo numa dinâmica de acesso a tecnologias que aumentem a produção agropecuária, além de fixar os jovens no campo.
Para Ailton Santos, acrescenta aquela assessoria governamental, a Empaer tem um grande poder de mobilização de jovens rurais para conhecer o campus da UEPB de Lagoa Seca, e daí surgindo a possibilidade de participar de curso técnico ou superior nas áreas de ensino ali oferecidos. “Além de uma visita de intercâmbio ao campus, esse projeto permite que os jovens possam se capacitar em diversas áreas como produção de derivados do leite, caprinocultura, suinocultura, avicultura, produção de cachaça, apicultura, panificação dentre outros”, comentou Ailton.
Ainda de acordo com aquela assessoria, o diretor daquele campus garantiu que a instituição está de portas abertas para firmar parceria visando agregar parceiros para capacitar jovens rurais nas áreas técnicas voltadas para o campo.
Já para Ailton a meta é proporcionar intercâmbios ao público camponês e estimular os jovens para que possam se capacitar em diversas áreas como produção de derivados do leite, caprinocultura, suinocultura, avicultura, produção de cachaça, apicultura, panificação dentre outros atividades naquele campus. “Os cursos terão duração de oito horas, e acontecerão duas vezes por mês, atendendo os 21 municípios que compõem a Gerência Regional da Empaer de Campina Grande”.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Ascom
Deixe seu comentário