Entidade aposta em produtos da palma para a ocupação e renda em Monteiro
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, na Paraíba(SENAR-PB, vem apostando fichas na palma enquanto instrumento possível na geração de ocupação e renda na região do Cariri.
Segundo a assessora da entidade, Eudete Petelinkar, quinze produtoras e um produtor rural que estavam sem trabalho e sem renda encontraram na fabricação de xampu e sabonete a base de palma uma forma de ganhar dinheiro e divulgar os benefícios da planta.
Em contato com Stúdio Rural, Petelinkar relatou que após fazer o curso do Senar, no mês de maio, o grupo começou a produzir e vender, com a procura maior que a oferta. De acordo com o consultor do projeto Palmas para o Semi-Árido e instrutor do Senar/PB, Paulo Suassuna, durante cinco dias de curso o grupo aprendeu a fazer xampu para cabelos normais e cabelos secos e sabonetes, informou.
Segundo a jornalista, agora as produtoras de palma da região querem montar uma associação e para isso já conseguiram o apoio do Sebrae/PB que irá oferecer cursos de empreendedorismo e gerenciamento. A expectativa é ter volume suficiente para participar das Exposições Agropecuárias de Gurjão, Cabaceiras e de Sertânia (PE), fazendo bons negócios, argumentou.
Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
Deixe seu comentário