Entidades avaliam encontro territorial de caprinocultores em Barra de Santa Rosa por suas capacitações e negócios

A 6ª edição do Encontro de Caprinocultores do Território do Curimataú (ECTC) que aconteceu em Barra de Santa Rosa entre os dias 24 e 27 deste mês, já é considerado pelos organizadores e participantes como o maior do arranjo produtivo da caprinocultura na região, evento que movimentou o município com programação técnica, oportunidades de negócios e atrações culturais.

Promovido pela Agência Xique Xique, o evento teve como foco a valorização e fortalecimento da caprinocultura e contou com a presença de caprinocultores, técnicos, instituições parceiras e autoridades estaduais, consolidando-se como espaço de integração, capacitação e geração de renda para agricultores familiares.

Em parceria com o SENAR/PB, o evento ofereceu cursos de Casqueamento de Caprinos, Produção de Queijos Gourmet e Requeijão, Abate e Cortes Especiais de Ovinos e Caprinos, além de uma mesa-redonda sobre ´Oportunidades de uso do algodão na alimentação de pequenos ruminantes`, com a participação de pesquisadores e técnicos da Embrapa, INSA, SEAFDS e da própria Agência Xique Xique.

Diversas instituições estiveram presentes com stands de atendimento e serviços à população. Entre elas, UFPB, INSA, Banco do Nordeste do Brasil S. A. (BNB), Caixa Econômica Federal, Conab, Empaer, Empreender, Incra, SEAFDS, SEDH, Senar, Sebrae, Cooperar e Sindicatos de Trabalhadores Rurais. “Entre os destaques estiveram, Programa de venda de milho em balcão da Conab, Emissão de CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar) acesso a crédito fundiário, Isenção de ICMS na conta de energia elétrica para agricultores familiares, pela Empaer, liberação de R$ 1 milhão em crédito rural pelo Banco do Nordeste (BNB), Programas habitacionais pela Caixa Econômica Federal e organização de trabalhadores pelo sistema STR/Fetag/Contag”, explica a assessoria daquela organização, classificando como exitosa a comercialização de produtos da agricultura familiar, em parceria com o Sebrae, onde produtores expuseram e venderam queijos, feijão, doces, bolos, mel, legumes, frutas, hortaliças, artesanatos e comidas típica.

O ponto alto do evento, classifica aquela assessoria, foi o Torneio Leiteiro, coordenado pelos técnicos José Ismar Vilar da EMAPER e Erasmo Araújo Lucena da SEAFDS e equipe técnica da Agência Xique Xique. “A disputa registrou recorde municipal do ECTC com a cabra Catarina, do caprinocultor Dinarte Guedes, que produziu 10,05 kg de leite. Ao todo, foram distribuídos R$ 16,2 mil em prêmios, incentivando assim a atividade na região”, reforça.

Apresentações culturais e shows também fizeram parte do encontro. Passaram pelo palco artistas como Sandrinha Oliver, Ferro na Boneca, Forró D2, Marcone Oliveira, Netinho Vaqueiro, Cascavel e Márcia Matos.

A diretora presidente da Agência Xique Xique, Maria José Sousa Silva, agradeceu aos parceiros, patrocinadores e público presente, reforçando o convite para a próxima edição. “O 6º ECTC demonstrou a força da caprinocultura e o potencial do Curimataú. Estamos prontos para realizar um 7º encontro ainda maior”, acrescenta.

O evento foi uma correalização do Governo da Paraíba, SEAFDS, SEDAP, SEDH e SEMDH com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste (BNB), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e Governo Federal.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top