
Famílias agricultoras em Pedra Lavrada desenvolvem trabalho com beneficiamento do umbu safra 2019

Componentes do Grupo de mulheres da Comunidade Canoa de Dentro, município de Pedra Lavrada, que trabalham o beneficiamento de frutas nativas da região a partir da elaboração de doces, geleias, polpas, sucos e outros vêm fazendo um trabalho com beneficiamento do umbu nesta safra 2019.
O grupo já desenvolve o trabalho de beneficiamento e venda dos produtos para programas governamentais e venda direta aos consumidores em feiras agroecológicas a partir da utilização de equipamentos da casa de beneficiamento que teve inauguração em setembro de 2011, num patrocínio da Petrobras, via Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania, através do Projeto Água no semiárido. “Nós somos um grupo de mulheres com o beneficiamento de polpas nativas para a produção de doces e polpas de frutas e o umbu é o nosso foco porque aqui na região a gente tem uma fábrica muito boa e a gente faz essa produção desde 2008 com um grupo de sete mulheres e desde 2008 que a gente vem fazendo a produção de polpas, doces e geleias de umbu”, argumenta a agricultora Maria Betânia Buriti Alves, residente naquela comunidade, acrescentando que o município é destaque por vender anualmente caminhões de umbu in natura para industrialização em centros como Recife, João Pessoa e Natal.
Buriti explicou que o trabalho do grupo de mulheres já tem reconhecimento em toda a região com inclusão na Bodega Agroecológica de Soledade, feiras em cidades diversas da região, programas institucionais em cidades diversas do território, mercados privados e cooperativas de alimentos na cidade de Campina Grande. “
Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
Deixe seu comentário