
Gestão pública de Juazeirinho e UFCG discutem Educação em Empreendedorismo Rural para educadores e juventudes no campo
Representações da Prefeitura Municipal de Juazeirinho, Seridó paraibano, lideradas pela prefeita Anna Virgínia Matias, foram parte de uma reunião junto a técnicos do PEASA, Programa de Estudos e Ações para o Semiárido, da UFCG, discutindo ações de extensão da instituição, via Programa de Educação em Empreendedorismo Rural e Práticas Agrícolas Sustentáveis.
Durante o evento que aconteceu nesta quarta-feira, 09 de julho, que contou, além da gestora municipal, com a participação de gestores da Secretaria de Educação e Secretaria de Agricultura, o professor da UFCG, Vicente Albuquerque, detalhou o Programa evidenciando a metodologia apropriada às reais necessidades e interesses dos estudantes da zona rural, Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) do SEBRAE e sobre o conjunto de Cursos de Práticas Agropecuárias Sustentáveis (PAS) do PEASA UFCG para o Ensino Fundamental Anos Finais, as diversas disciplinas contendo as tecnologias apropriadas ao desenvolvimento e sucessão da juventude camponesa, além de evidenciar o papel parceiro da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), dentre outras.
“É uma avaliação muito positiva, e eu até frisei no começo da gestão que essa gestão a gente iria fazer uma gestão voltada para a agricultura para que a gente avance mais, e trazer esse curso, vou frisar o curso que chamou mais a nossa atenção para os nossos estudantes, o contraturno vai ser uma experiência muito positiva pra gestão”, explica a prefeita Anna Virgínia Matias, ao dialogar com Stúdio Rural. Matias evidenciou sobre a importância de que a secretária da Educação abrace a causa levando, de forma participativa, ao conhecimento dos pais do alunado para que haja amplo envolvimento da escola, educadores e comunidade. “Eu tenho certeza que, dentre tantos outros projetos, esse vai ser mais um com boa aceitação”, reforça Anna Virgínia.
Aquela gestora justificou ser uma ação de fundamental importância para o fortalecimento da agricultura familiar a partir do maior envolvimento da juventude no processo de sucessão camponesa por ser espaço de empreendimento com ampla diversidade de atividades produtivas e, com conhecimentos técnicos, ter melhor acesso aos recursos e ações das políticas públicas dos governos rumo as inovações tecnológicas. “Acreditem na gestão pública, a gente quer que os agricultores não dependam da gestão, então que a gente caminhe junto, fica a lição para que eles abracem essa causa, nos escutem pra que a gente consiga fortalecer principalmente as associações pra que eles não sejam tão dependentes da gestão e que venham muitos frutos pra isso seja alavancado em todas as áreas”, reafirma Virginia.
Irenildo Miguel dos Santos é coordenador pedagógico da educação integral naquela Secretaria e, ao dialogar com Stúdio Rural, avaliou as propostas colocadas pela UFCG como de fundamental importância ao desenvolvimento do rural e do urbano daquela municipalidade por tratar-se de uma proposta técnica educativa capaz de incentivar os estudantes ao empreendimento rural com um olhar no urbano que tem sempre potencial de consumir produtos dos diversos arranjos produtivos e ao mesmo tempo tratar-se de um indutor à escolha de seus processos de formação universitária. “A equipe ficou bastante motivada justamente pensando em aprimorar e aplicar tudo o que foi visto nesta reunião para que a gente possa agregar no nosso município de uma ordem geral”, reforça.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
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