
Instituto Escolhas lança programa de bolsas com foco no bioma Caatinga
Você que é nordestino e está cursando mestrado ou doutorado sobre o bioma Caatinga pode se inscrever no programa de bolsas da Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente, do Instituto Escolhas. As inscrições irão até o dia 23 de março e devem ser feitas de forma virtual, acessando o site da entidade www.escolhas.org ( https://escolhas.org/ ).
Segundo o edital de seleção, esse programa de bolsas é o único do país com foco em pesquisas dedicadas a temáticas situadas na interface entre economia e meio ambiente.
Para se inscrever, o(a) candidato(a) deve ser nascido(a) em um município da região Nordeste e estar regularmente matriculado(a) em curso de mestrado ou doutorado vinculado a um programa de pós-graduação stricto sensu da área de conhecimento Economia ou em área interdisciplinar, com Linha de Pesquisa em Economia e orientador com formação em Economia. Em ambos os casos, a instituição de ensino superior deve estar situada na região Nordeste.
De acordo com o edital, o processo seletivo do programa de bolsas é composto por duas etapas, consecutivas e eliminatórias. A primeira é a inscrição e a segunda é a análise do projeto de pesquisa, desempenho acadêmico, currículo e carta de demonstração de interesse, nesta ordem de importância.
Demais temas de interesse do Instituto
O edital também aponta que o Instituto Escolhas tem interesse em pesquisas que tratem dos temas: justiça climática, águas e segurança hídrica, sistemas alimentares, agricultura, economia verde, fontes renováveis de energia, economia de baixo carbono, florestas, bioeconomia, desenvolvimento sustentável, riscos socioambientais do sistema financeiro e valoração de serviços ecossistêmicos e mineração.
Valores das bolsas
Os selecionados receberão bolsa mensal de R$ 2.520,00 para mestrandos e de R$ 3.100,00 para doutorandos. O Instituto Escolhas priorizará candidatos(as) indígenas ou afrodescendentes, de modo a fortalecer as iniciativas de ações afirmativas nas Instituições de Ensino Superior (IES) do país.
O bioma Caatinga é o único exclusivamente brasileiro, presente em oito dos nove estados nordestinos e conhecido por sua biodiversidade adaptada à falta de água e às altas temperaturas. Confira a íntegra do edital aqui.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Notícia Preta e Instituto Escolhas
Foto: Marcello Casal Jr – Agência Brasil
Deixe seu comentário