Intercâmbio sobre Manejo da Caatinga reúne agricultores no Cariri Paraibano

Agricultores e agricultoras familiares participaram do 1º Intercâmbio do Circuito: Diálogo de Saberes sobre Manejo da Caatinga e Sistemas Agrossilvipastoris no Semiárido, na última sexta-feira, 1º de agosto, no Sítio Nancy Trovão, localizado na comunidade Campo de Emas, zona rural de Caturité, Cariri Oriental paraibano.

A informação é da assessora técnica da SOS Sertão, Thamillys do Nascimento Silva, justificando que o evento foi uma iniciativa SOS Sertão, via projeto Bem Viver Semiárido, contando com a presença de participantes do Curimataú Paraibano, especialmente do município de Cuité e teve como expositor o professor e proprietário da unidade produtiva, José Jonas Duarte da Costa, que conduziu todas as atividades junto a seu auxiliar Ismael, apresentando práticas sustentáveis aplicadas à convivência com o semiárido com destaque para o raleamento seletivo da Caatinga, o uso de forrageiras nativas para produção de silagem e a implantação de um campo experimental de palma forrageira resistente e adensada. “Os participantes também conheceram uma lavoura de capim Tifton, uma área de produção de proteína com gliricídia — planta de alto valor nutricional —, além de sistemas integrados que incluem criação de galinhas soltas e o uso de árvores nativas como ipê, catingueira, pereiro e jurema-preta em modelos agrossilvipastoris”, reforça Thamillys evidenciando a técnica de adensamento da palma apresentada com a meta de reter umidade no solo e atuar como barreira natural contra a erosão, além de aumentar a produtividade da cultura.

Outro destaque da visita, reforça aquela agrônoma, foi o biodigestor a partir da utilização de fezes bovinas instalado na propriedade, com o objetivo de gerar gás de cozinha a partir de resíduos orgânicos, promovendo sustentabilidade energética no meio rural.

Importância do sistema agrossilvipastoril:
A integração entre agricultura, pecuária e florestas nativas melhora o aproveitamento do solo, favorece a conservação ambiental e aumenta a produção de alimentos.

O intercâmbio foi encerrado com uma visita à Cooperativa de Caprinos e Ovinos do Cariri Oriental, onde os participantes conheceram o funcionamento da fábrica de leite, queijos e outros derivados.

O evento proporcionou uma valiosa troca de experiências entre os participantes, fortalecendo os laços entre saberes populares e técnicos e reafirmando o potencial produtivo e sustentável da agricultura familiar no semiárido.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / com Thamillys Silva

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top