João Pessoa sedia encontro discutindo fortalecimento da cadeia produtiva do caju na Paraíba

A cidade de João Pessoa foi sede de um encontro debatendo o desenvolvimento da cadeia produtiva do caju no Estado num evento promovido pelo Senar-PB em parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical, unidade de Fortaleza.

Conforme a assessoria Senar, o evento contou com palestra do Chefe da Embrapa Agroindústria Tropical, Gustavo Saavedra, evidenciando a cadeia produtiva do caju no Brasil explicando que ter baixa adoção de tecnologia e que o pacote já disponível hoje permite uma produtividade de uma tonelada por hectare, quase quatro vezes mais do que a Paraíba tem na atualidade e que a expectativa é criar experimentos de referência na cidade de Jacaraú, Litoral Norte paraibano, onde serão implementadas novas tecnologias desenvolvidas pela Embrapa, município que já conta com uma pequena indústria de beneficiamento do fruto, que integrará o projeto. “O produtor não imita um cientista. Ele copia o que outros produtores fazem. Por isso, vamos desenvolver esse projeto em Jacaraú, ao longo dos próximos quatro anos, no qual vamos entregar soluções tecnológicas aos agricultores e esperamos que eles repassem para os outros”, afirmou Gustavo em contato com a assessoria Senar.

A meta do projeto é elevar a produção atual para 3 mil toneladas por ano até 2030 e chegar a 10 mil em 2035. Na parceria, o Senar irá atuar na capacitação dos produtores por meio de treinamentos e também de Assistência Técnica e Gerencial.

Também participaram do evento o vice-prefeito de Jacaraú, Márcio Aurélio, o secretário de agricultura e desenvolvimento econômico do município, Júnior André, o chefe da Embrapa Algodão, Auderi Emídio de Araújo, o representante do Banco do Nordeste, José Sávio. Além de diretores e técnicos do Sistema Faepa/Senar.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Senar-PB

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top