Laboratório da UFCG de Sumé lança cartilha sobre potencialidades do Bioma Caatinga
O Grupo de Educação Ambiental do LAEB, Laboratório de Ecologia e Botânica do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG em Sumé elaborou uma cartilha sobre as potencialidades naturais do Bioma Caatinga, tendo como base para a criação a Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Almas, localizada no Cariri paraibano.
Segundo o assessor de comunicação daquele centro universitário, Rosenato Barreto, trata-se de um produto resultante do trabalho de educação ambiental coordenado pela professora Alecksandra Vieira de Lacerda (LAEB/CDSA) dentro do projeto Consolidação e Conservação da RPPN Fazenda Almas – Paraíba com apoio financeiro do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e Tropical Forest Conservation Act (TFCA), sendo executado pela Associação Plantas do Nordeste – APNE.
Ao dialogar com Stúdio Rural, Barreto explica que a cartilha aborda o Bioma Caatinga através de informações técnicas e científicas bem como de forma lúdica com desenhos, fotografias e poesias que será utilizada como material didático e para tanto exemplares serão distribuídos nas escolas da região do Cariri. A organização da cartilha é da professora Alecksandra Vieira de Lacerda. A pesquisa e redação do material foi feita pela professora em conjunto com Francisca Maria Barbosa, Maria da Glória Lopes Fragoso, Karla Karem da SIlva, João Paulo Pereira de Lima, Azenate Campos Gomes, José Roberto Lima, Frans German Corneel Pareyn e Maria Regina de Vasconcellos Barbosa, além da participação de estudantes e professores de algumas escolas dos municípios de Sumé e São José dos Cordeiros que contribuíram com a criação de desenhos e poesias, explica Barreto.
O tema foi evidenciado nos programa Domingo Rural e esperança no Campo e, segundo aquele assessor a coordenadora do LAEB/CDSA pretende com essa cartilha evidenciar as potencialidades naturais do Bioma Caatinga, com a opinião de que essas muitas vezes não são reconhecidas, mas que marcam sua existência na resistência.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
Deixe seu comentário