
Mais de 68 mil cooperados em 12 cooperativas de crédito são dados contabilizados pelo cooperativismo na Paraíba
Tomando como referência o dia 19 de outubro, Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, o sistema cooperativista paraibano apresentou dados que revelam o potencial que tem o cooperativismo para o desenvolvimento econômico e social de um povo ao revelar que no Estado 12 cooperativas do ramo, filiadas ao Sistema OCB/PB, reúnem 68.831 cooperados e geram mais de 600 empregos diretos.
A informação é da assessoria de comunicação da OPCB/PB, justificando que “estas cooperativas oferecem os mesmos serviços e produtos financeiros dos bancos mercantis com um diferencial: o cooperado é cliente e ao mesmo tempo ‘dono’ da instituição” e acrescenta que, na opinião do presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, a pessoa que tem uma conta numa cooperativa de crédito pode participar da tomada de decisões, através das assembleias gerais e da distribuição dos resultados financeiros de cada exercício, além de um atendimento personalizado, tem acesso a melhores taxas em suas operações.
“O Brasil já contabiliza 120 anos do cooperativismo financeiro, atuando em prol das pessoas e comunidades. O Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2023, aponta que o Ramo Crédito soma 728 cooperativas, com soluções financeiras para mais de 15 milhões de cooperados e a oferta de cerca de 100 mil empregos diretos. O segmento conta ainda com 9 mil unidades de atendimento, sendo a maior rede de postos físicos do país. Em 332 municípios, as cooperativas de crédito são a única instituição financeira fisicamente presente”.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Ascom
Deixe seu comentário