
Máquinas e equipamentos para a agricultura familiar é tema trabalhado em seminário nordestino no RN
Entidades da agricultura familiar nordestina, famílias agricultoras, lideranças e órgãos governamentais, dentre outras, participaram de um Seminário de Máquinas e Equipamentos para a Agricultura Familiar da Região Nordeste promovido pelo MDA, Consórcio Nordeste e parceiras e aconteceu de 21 a 23 deste mês na UFERSA, Universidade Federal do Semiárido, em Mossoró-RN.
Do evento participaram diretores da Companhia Nacional de Abastecimento objetivando conhecer as inovações tecnológicas apresentadas com potencial para o fortalecimento da agricultura familiar. “Nós fomos participar desse seminário que é um processo de parceria Brasil China iniciada com o pessoal do MST que vem gradativamente fazendo o debate nesta dinâmica promovida pelo Governo Lula e, neste debate, a proposta é que eles mandariam as máquinas, mas não seriam meros fornecedores de máquinas, a ideia é que possamos conhecer e avaliar as tecnologias que eles usam, adequadas para a agricultura familiar, veja as possibilidades de aplicação de cada máquina nos solos nacionais e a Embrapa, os Institutos Federais e as Universidades que têm muita gente pesquisando terão um papel essencial para qualificar o processo de adaptação dessas máquinas aos solos brasileiros e às nossas culturas, então durante todo esse ano essas máquinas vêm sendo testadas por grupos de mulheres, mulheres da marcha das mulheres, do MST, dentre outras, no RN e em outros estados com a meta de qualificar esses equipamentos”, explica o coordenador territorial do projeto PAA junto a COBAB na Paraíba e Pernambuco, agrônomo Eduardo Augusto Freire Rabay, que participou do evento na companhia do diretor executivo da Conab, Lenildo Dias de Morais.
Da Paraíba participaram o delego do MDA no estado Cícero Gregório de Lacerda, Legal, dentre outras lideranças, objetivando trabalhar a modernização da agricultura familiar estadual integrada nas ações do Consócio Nordeste.
O objetivo do evento foi continuar trabalhando o mapeamento da oferta e da demanda de máquinas e equipamentos para a Agricultura Familiar; mapeamento dos atores (ICTs, Empresas, Organizações da Agricultura Familiar e Governos); apresentação das oportunidades de financiamento; debate sobre a estrutura da plataforma digital de máquinas e equipamentos para a agricultura familiar; animação do ecossistema – integração das organizações envolvidas com a agenda de máquinas e equipamentos para a Agricultura Familiar.
A programação contou de apresentação do Programa Mais Alimentos e do ACT 05/2023; painéis discutindo o panorama geral da agricultura familiar, produtos predominantes e mecanização na Região Nordeste; oportunidades, demandas e experiências de pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de máquinas e equipamentos para a agricultura familiar; oportunidades de Financiamento para a aquisição de máquinas e equipamentos para a agricultura familiar; oportunidades de financiamento para empresas e projetos de pesquisa e desenvolvimento de máquinas e equipamentos para a agricultura familiar além de trabalho em grupo, visita técnica ao ambiente de validação de máquinas e equipamentos, dentre outras.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
Deixe seu comentário