Personalidade histórica de Campina Grande para o Brasil, Lynaldo Cavalcanti é homenageado durante inauguração de Laboratório do Tribunal de Justiça da Paraíba

Com o propósito de incentivar e criar um espaço de ideias, experimentação, e criatividade, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho, inaugurou o ‘Laboratório de Inovação Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque (Lyno). A solenidade aconteceu, na última sexta-feira (10), na Escola Superior da Magistratura (Esma), em João Pessoa, local onde está instalado o laboratório.

A informação é da assessoria de comunicação daquele Tribunal justificando que o evento contou com a presença de vários magistrados (as) e servidores (as) do Poder Judiciário estadual e do filho do homenageado, Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque Filho. “Laboratório de Inovação ‘Lynaldo Cavalcanti’ foi instituído pelo Ato/TJPB nº 137/2025, com a finalidade de fomentar e gerenciar iniciativas inovadoras, visando à modernização, eficiência e melhoria contínua dos processos administrativos e judiciais”, acrescenta aquela assessoria.

Coordenador do PEASA, Programa de Estudos e Ações para o Semiárido da UFCG, Vicente de Paulo Albuquerque Araújo, explica a importância do histórico professor Lynaldo Cavalcanti e garante que Cavalcanti pensou o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia bem a frente de seu tempo sendo hoje importante referência o processo de implantação de diversas ações inovadoras. “O Tribunal de Justiça da Paraíba, o Poder Judiciário está num processo, já desde a Pandemia, de inovação de todos os seus processos, e aí criaram o Laboratório de inovação pra tentar trazer soluções inovadoras pra atendimento ao público, agilizar a análise os processos de todas as decisões da justiça, e na ideia da criação desse Laboratório diferenciado e inovador eles decidiram finalmente dar o nome de Lyno, com y, em homenagem a, segundo a visão deles que é mais do que correta, poucos têm essa visão na realidade, mas se eles tiveram, mesmo não tendo nenhuma relação direta com o meu tio Dr. Lynaldo, eles reconheceram que o professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque na sua trajetória e missão foi uma das pessoas que mais contribuíram em cenário local, regional e nacional para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação”, explica Vicente Albuquerque detalhando uma diversidade de ações, políticas e tecnologias que foram criadas e ou aplicadas, por força da ação do Professor Lynaldo, exemplificando o PDCT Nordeste, criado em 1981 e que depois de 10 anos deu origem à criação do PEASA da UFPB (depois UFCG), período em que esteve na presidência do CNPQ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, hoje vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Discurso de Agradecimento da Família do Professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque
Homenagem Póstuma do Laboratório de Inovação do Poder Judiciário da Paraíba – “Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque”

Senhoras e senhores,

Autoridades presentes,

Membros do Poder Judiciário

Lynaldo Filho, primogênito do Dr. Lynaldo, nosso Amado Guru

Amigos e admiradores do Professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque,

Falo hoje em nome da família, com emoção e profundo sentimento de gratidão, diante desta homenagem tão justa e simbólica. Este momento consagra a memória de um homem que dedicou sua vida à educação, à ciência, à tecnologia e ao desenvolvimento humano do nosso país — com especial amor pela Paraíba e pelo Nordeste.

O Professor Lynaldo Cavalcanti foi, antes de tudo, um visionário comprometido com o desenvolvimento regional e a justiça social. Nascido em Campina Grande, acreditava que a ciência e a tecnologia deveriam ser instrumentos de inclusão, não de privilégio. Como Reitor da Universidade Federal da Paraíba, liderou um período de expansão e democratização do ensino superior, interiorizando campi, ampliando oportunidades e integrando ensino, pesquisa e extensão. Via a universidade como força libertadora, capaz de transformar realidades e criar oportunidades onde antes havia carência.

Como Presidente do CNPq, entre 1981 e 1991, Lynaldo consolidou um marco na história da ciência e tecnologia brasileiras. Sob sua liderança, o Conselho tornou-se um verdadeiro sistema nacional articulador de pesquisa e inovação. Foi ele quem concebeu e implantou o Programa de Parques Tecnológicos do Brasil, que criou as fundações de base tecnológica em São Carlos, Florianópolis, Porto Alegre, Manaus e, com especial orgulho, em Campina Grande — a nossa Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), que hoje celebra 40 anos como símbolo vivo do “Efeito Lynaldo”.

Mas é importante lembrar outro legado igualmente transformador de sua gestão: o Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para o Nordeste (PDCT Nordeste), que articulou universidades, centros de pesquisa e governos estaduais em umaagenda estratégica voltada ao enfrentamento das desigualdades regionais. O PDCT representou a visão de Lynaldo sobre a necessidade de descentralizar o conhecimento e interiorizar a inovação.

Dessa semente brotaram inúmeras iniciativas, entre elas o Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (PEASA), hoje referência da Universidade Federal de Campina Grande.

O PEASA mantém viva a inspiração de Lynaldo ao promover o desenvolvimento local sustentável, articulando ensino, pesquisa e extensão com foco nas vocações do Semiárido.

Dele derivam projetos como o PEER_PAS – Programa de Educação Empreendedora e Tecnológica de Práticas Agrícolas Sustentáveis, que integra escolas e famílias rurais; o Quintal Ecoprodutivo, que transforma residências em espaços de produção e sustentabilidade; o Museu do Semiárido, que preserva e difunde a cultura regional; e o MBA em Gestão Empreendedora e Inovação, que forma novas lideranças alinhadas à ética e à criatividade que marcaram o pensamento de Lynaldo Cavalcanti.

Essas iniciativas, assim como tantas outras espalhadas pelo país, são expressões concretas de sua crença no “conhecimento como forma de irrigar o desenvolvimento”, tal como ele costumava dizer — numa analogia poética à transposição das águas do São Francisco, sonhando com a transposição do saber, da ciência e da esperança para o Semiárido e para todo o Nordeste.

O Professor Lynaldo foi um homem de ideias grandes, mas de gestos simples. Um líder que unia inteligência e sensibilidade, ciência e humanidade. Sua vida foi um exemplo de coragem, integridade e amor pela educação pública. Em tempos difíceis, defendeu a liberdade de pensamento e abriu caminhos para que a universidade brasileira se tornasse mais justa, mais plural e mais inovadora.

Hoje, ao recebermos esta homenagem do Laboratório de Inovação do Poder Judiciário da Paraíba, que leva o seu nome, sentimos que o tempo reconhece, mais uma vez, a força duradoura de seu exemplo. Que este Laboratório, inspirado em sua trajetória, seja também um espaço de justiça pela inovação, de tecnologia a serviço do bem comum e de esperança transformada em ação.

Em nome de toda a família, agradeço profundamente ao Tribunal de Justiça da Paraíba e a todos os que mantêm viva a memória, o legado e o sonho do Professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque.

Muito obrigado.

João Pessoa, outubro de 2025.

Vicente de Paulo Albuquerque Araújo

(Sobrinho do Professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque)

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural /
Fotos: Ednaldo Araújo

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top