No RN: Governo potiguar certifica 12 produtos com o Selo da Agricultura Familiar

Entidades da agricultura familiar e do governo do Estado do Rio Grande do Norte participaram de um encontro para celebrar o processo de certificação de 12 produtos com o Selo da Agricultura Familiar(SAF-RN) em evento de reconhecimento que aconteceu no último dia 13, dentro da Festa do Boi de Parnamirim-RN, e contabilizou produtos como arroz da terra, algodão, castanha, feijão macassar, hortaliças, mel, polpas de frutas regionais produzidos por cooperativas reconhecidas, dentre outros.

Conforme a assessoria daquele governo, a emissão foi entregue pela governadora Fátima Bezerra durante evento e ação coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf). “Fátima Bezerra destacou as políticas estaduais de fortalecimento da agricultura familiar, que têm contribuído para ampliar a oferta de alimentos saudáveis e, por consequência, o nível de segurança alimentar da população norte-riograndense”, explica aquela assessoria acrescentando que a governadora explicou ser uma ação que representa uma grande inovação em meio a outras ações importantes para o desenvolvimento rural, como o Programa Estadual de Sementes Crioulas e o Pecafes, que já distribuiu cerca de 100 toneladas de feijão, arroz, milho e sorgo, dentre outras, e o Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária – Pecafes, que desde 2019 mobilizou mais de R$ 25 milhões em aquisições públicas para kit de alimentos para estudantes, cestas básicas para comunidades tradicionais, além de fornecimento de refeições para restaurantes populares e rede hospitalar.

PRODUTOS SAF-RN
As entidades Coopapi (Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável) e Cooperxique (Cooperativa de Comercialização da Agricultura familiar e Economia Solidária Xique Xique) têm 11 produtos aptos a usarem o selo, a ainda o Café Jaçanã, de Diogo Castro, cooperado da Cooperchacho (Cooperativa Agropecuária Cacho de Ouro). Os produtos podem ser adquiridos nas lojas de agricultura familiar, feiras agroecológicas, Mercado da Agricultura Familiar (em Natal-RN), e pela internet, em seus respectivos perfis das redes sociais.
01 – Polpas de Frutas Terra Firme – sabores Cajarana, Acerola, Goiaba, Uva, Morango, Tamarindo, Abacaxi, Abacaxi com Hortelã, Cajá, Maracujá, Manga, Graviola e Caju. Embalagem Plástica de 1kg e de 400g.
02 – Mix Cereal de Castanha Terra Firme. Caixinha de 60g com duas unidades de mix cereal de castanha.
03 – Mel Potiguar. Embalagens plásticas de 250g e de 1,26kg; Embalagens de Sachê de 1kg, 100g e de 40g; Embalagem de vidro de 750g.
04 – Arroz Vermelho Terra Firme. Embalagem plástica de 1kg.
05 – Feijão Macassar Terra Firme. Embalagem plástica de 1kg.
06 – Café Jaçanã. Embalagem plástica de 250g.
07 – Arroz vermelho Xique Xique Da Terra para Você. Embalagem plástica de 1kg.
08 – Feijão Macassar Xique Xique da Terra para Você. Embalagem plástica de 1kg.
09 – Produtos Sabor e Saúde Orgânicos – Alface Americana, Alface Crespa, Alface Roxa, Couve Folha, Cebolinha, Rúcula, Espinafre e Coentro. Embalados individualmente em sacos plásticos.
10 – Mel Boa Fé. Envasado em garrafas plásticas de 300g, 700g, 1.400g.
11 – Polpa Xique Xique Da Terra para Você – Abacaxi, acerola, goiaba, caju, cajarana, tamarindo, manga, graviola, maracujá, uva e seriguela. Envasada em sacos plástico de 1kg com polpas fracionadas em sacos de 200g.
12 – Algodão BRS Rubi Xique Xique Da Terra para Você. Embalado em sacaria de 50 kg.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Secom

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top