Paraíba participa do Festival Nacional do Queijo que acontece em cidade do Sul brasileiro

Empreendimentos rurais do estado da Paraíba, com ênfase na produção do leite e agregação de valor a partir do queijo artesanal, estão participando do Festival Nacional do Queijo que está acontecendo em Blumenal-SC desta quinta-feira, 10 de julho, até o domingo (13) com ações de valoração e reconhecimento dentro do Prêmio Queijo Brasil que objetiva valorizar o queijo artesanal com concurso, festival, palestras dentre outros desafios.

Representações paraibanas estão participando do evento, numa ação liderada pela coordenadora de Projetos do PEASA UFCG e do Roteiro do Queijo da Paraíba, Mônica Correia Gonçalves, responsável pela missão de mobilizar as queijarias, levar as amostras e participar das premiações.

Da Paraíba, participaram os empreendimentos Capril Nunes, do município de Livramento, com o queijo Tradicional (prata), Dona Dailta (prata), Azeitona (prata), Carne de sol, (prata) e Orégano (bronze). Laticínio Agubel, do município de Sumé, com o queijo Tradicional (Prata), Alecrim (Prata), Pimenta Calabresa (Prata), Orégano (Prata) e Maturado 30 dias (bronze). Capril Encanto da Macambira, do município de São João do Cariri, (02 bronze). Queijaria Coruja, do município de Barra de São Miguel, com o Queijo Lua Nova (prata) e Coroa de Frade (bronze). Queijos Soledade, de Soledade com o Queijos Soledade (Ouro), Manteiga da terra Mororó (prata), Queijo coalho Mororó (prata).

Para os organizadores do evento, essa é uma oportunidade única que conecta pequenos e médios produtores a comerciantes, facilitando contatos e promovendo vendas numa interação direta que visa fortalecer a cadeia produtiva e ampliar o mercado para os queijos artesanais brasileiros. “A Formação Queijista é uma iniciativa educacional promovida pelo Prêmio Queijo Brasil e pela Escola Brasileira de Queijistas, destinada a capacitar profissionais e entusiastas no universo dos queijos artesanais brasileiros” explica a assessoria do evento acrescentando que o programa oferece uma imersão completa, abordando desde a história e geografia do queijo até práticas de corte, montagem de tábuas, harmonização e gestão de negócios.

Paralelamente ao Festival, acrescenta, serão realizados ciclos de palestras e oficinas que abordam diversos temas relacionados à cadeia produtiva do queijo. Essas atividades proporcionam aos participantes a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, aprender sobre técnicas de produção, harmonizações e outras peculiaridades do mundo dos queijos.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Ascom

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top