Parceira do Incra promove intercâmbio de três assentamentos durante festa da caprinocultura caririzeira

Agricultores e agricultoras familiares de assentamentos da reforma agrária de três municípios da região Cariri e Baixo Paraíba participaram de um intercâmbio na cidade de Cabaceiras, Cariri Oriental, dentro das festividades da Festa do Bode Rei que aconteceu de 28 a 31 de maio naquela cidade.

O intercâmbio aconteceu no dia 28 de maio(sábado), numa promoção da Coonap, Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção a partir de projetos financiados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário via incra-PB.

Do intercâmbio participaram agricultores e agricultoras do Assentamento Cachoeira Grande, município de Aroeiras; Assentamento Novo Campo, município de Barra de São Miguel; e Assentamento Serra do Monte, município de Cabaceiras. 
José Vital Pereira é agricultor residente no Assentamento Cachoeira Grande, participou do encontro e do Programa Domingo Rural falando sobre a importância do evento e do processo de aprendizado já que lá estavam expostos caprinos, ovinos e artesanatos fruto da produção da pecuária caprina e ovina local e regional dentre outros. “A avaliação é muito boa, é uma festa muito animada e gostei muito, somos desse assentamento lá e viemos aqui a convite da Coonap”, explica ao dialogar com nossa equipe Stúdio Rural e nosso público ouvinte.Aquele agricultor explicou que o assentamento tem proporcionado melhor qualidade de vida e falou sobre um novo investimento através da Unidade Demonstrativa do Programa Água Doce, financiado pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com diversas instituições e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social(BNDES). “O que mais me chamou a atenção foi o crescimento da cidade, porque eu estive aqui há uns vinte anos atrás e era muito atrasado, agora hoje eu achei muito adiantada” explica ao dialogar com nosso público ouvinte 590 kHz em parceria.  

Agricultor residente no Assentamento Serra do Mente, Gerônimo Sampaio de Arruda é parte integrante do grupo social a trocar experiências durante a festa expositiva e ao conversar com nosso público ouvinte fala sobre a importância do evento e sobre o trabalho que a cooperativa vem fazendo junto aquele assentamento rural na perspectiva de fortalecer a caprinovinocultura no contexto da diversidade produtiva. “A avaliação que faço é boa, graças à Deus, apesar de a gente está numa região muito seca do semiárido, do Cariri Oriental, mas é uma das alternativas que o homem do campo tem que investir é na criação de caprinos e ovinos e essa festa aqui tem trazido lucro, não só para o município, mas para os criadores de todo o município e municípios vizinhos”, explica dizendo que a cada dia a agricultura familiar daquele assentamento está mais convicta da diversidade de produtos possíveis a partir da caprinovinocultura. “Gosto de criar cabra e criar bode, vivo de criação para corte e também para leite onde o leite a mais tempo a gente vem investindo e agora na criação de corte já que temos que fazer as duas coisas pra valorizar a carne e o couro que é o potencial para o artesanato de nosso município e região”.
Entrevistado por nossa equipe 590 e parceiras, o presidente da Coonap, Jonas Marques de Araújo Neto disse que a tendência será intensificar o processo de intercâmbio como forma de compartilhar conhecimentos. “O Assentamento Cachoeira Grande promete muito, Cachoeira Grande está dando um exemplo do que é fazer um trabalho que oferece a recompensa financeira sem ter que usar o agrotóxico” explica e assegura que são diversos os assentamentos trabalhados que passarão, inclusive, a abastecer a feira agroecológica da reforma agrária que acontece todas as manhãs das quintas-feiras, na Praça Clementino Procópio, Centro de Campina Grande.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top