
Pecuaristas potiguares participam de palestras sobre touros puros de raças zebuínas durante a Festa do Boi
Uma caravana de pequenos produtores de cidade de Rio Grande do Norte participaram na manhã do último dia 14 de uma palestra sobre melhoramento genético das raças zebuínas, além de terem a oportunidade de adquirir touros puros de origem durante a Festa do Boi no Parque Aristófanes Fernandes.
Segundo informações da assessoria da Emater-RN a atividade aconteceu a partir de uma parceria entre o Governo do Estado e a Associação Brasileira de Criadores de Zebuínos (ABCZ), que mantém desde 2014 um acordo de cooperação técnica – o programa Pró-Genética – com o objetivo de promover o melhoramento genético dos rebanhos do Rio Grande do Norte. “A palestra aconteceu no auditório da Anorc e reuniu cerca de 80 pessoas, entre produtores e técnicos da Emater-RN dos municípios de João Câmara, Umarizal e São José de Mipibu.”, explica aquele assessoria.
Conforme aquela assessoria, durante a palestra o presidente da ABCZ, Rodrigo Coutinho Madruga, expôs ao grupo as vantagens de adquirir um touro puro de origem, devidamente registrado, que possui características genéticas específicas para garantir maior produtividade e rentabilidade, no que diz respeito ao fornecimento de leite e para corte. “Para a Festa do Boi, a Emater-RN mobilizou os produtores e elaborou propostas de crédito junto ao Banco do Brasil e Banco do Nordeste”, relata acrescentando que os Touros Puros de Origem (PO) são animais que possuem pais, mães, avôs e avós registrados, com atestado emitido pela respectiva associação de sua raça.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
Deixe seu comentário