
Professores, alunos e egressos dos campi Pedras de Fogo e Picuí apresentam 14 trabalhos no 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia
Professores, estudantes e egressos dos campi Pedras de Fogo e Picuí marcaram presença no 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia, realizado em Juazeiro (BA), com a apresentação de 14 trabalhos que destacam a produção científica e o compromisso institucional com o desenvolvimento sustentável. O 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) acontece de 15 a 18 de outubro de 2025, no Campus Juazeiro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no norte da Bahia, às margens do Rio São Francisco.
Foram nove artigos escritos e protagonizados por estudantes do campus Pedras de Fogo e cinco elaborados por professores e egressos do campus Picuí. A maioria das produções é fruto de projetos de pesquisa e extensão executados por meio de editais de Extensão e do Interconecta, além de iniciativas vinculadas ao PIBIC-EM, em parceria da PRPIPG (Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação) com o CNPq.
A participação no evento contou com o apoio da Reitora Mary Roberta e do Pró-Reitor de Ensino, Neilor César, que destacaram a importância da presença da comunidade acadêmica em um congresso de tamanha relevância nacional. “Fico muito feliz com a quantidade e, principalmente, com a qualidade dos trabalhos apresentados em um congresso de temática tão importante”, afirmou o professor Neilor César.
Já a reitora Mary Roberta ressaltou: “A participação dos egressos é fundamental como política de autoafirmação dos profissionais que formamos”.
A coordenação, escrita e organização dos trabalhos ficaram sob a responsabilidade dos professores Francisco Roberto Marques, Beatriz Amorim e Frederico Campos, com a colaboração da egressa do PROFNIT, Érica Leal Maia.
O destaque da participação reforça o compromisso do Instituto com a formação científica, a agroecologia e o desenvolvimento regional sustentável, pilares essenciais para a transformação social por meio da educação pública.
O evento
O 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) tem como tema principal, “Agroecologia, Convivência com os Territórios Brasileiros e Justiça Climática”. O evento reúne pesquisadores, estudantes, agricultores, povos tradicionais e movimentos sociais em torno do debate sobre sustentabilidade, saberes populares e enfrentamento das mudanças climáticas. É a primeira vez que o CBA é realizado no interior do Nordeste, marcando um importante passo na descentralização da produção científica e dos diálogos agroecológicos.
Organizado pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e por diversas instituições parceiras, o congresso contará com apresentação de trabalhos, relatos de experiências, o Tapiri de Saberes e o 3º Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FICAECO). Além de promover trocas de conhecimento entre o campo e a academia, o CBA consolida-se como um dos maiores espaços de integração e valorização da agroecologia na América Latina.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Ascom IFPB
Fotos: Ascom IFPB
Deixe seu comentário