Professores da Rede de Ensino de Assunção e da UFCG PEASA avaliam primeira semana de curso Empreendedorismo Rural no município

Professores e professoras da Rede de Educação do município de Assunção, Cariri ocidental paraibano, se reuniram, de forma online, com professores da UFCG PEASA, na noite da última quinta-feira, 04 de setembro, com a meta de fazer um balanço da primeira semana de realização do Programa de Educação em Empreendedorismo Rural e Práticas Agrícolas Sustentáveis junto aos estudantes de escolas daquele município.

Do encontro participaram coordenadores, diretores, professores e professoras da educação daquele município (EEMF Jaime Ferreira Tavares) compostos por Climério Alves, Maiara Lira, Jaquelino Aires Barreto, Ana Clara Alves da Silva, Luciana Nascimento, Carla Núbia Pereira de Sousa, Fernanda Mariano, Joilson Lima, Raimundo Taveira, e Jadilson Correia além do coordenador do Programa pelo PEASA UFCG, Vicente de Paulo Albuquerque e o professor Daniel Duarte Pereira que, além de avaliarem o início dos trabalhos, tiraram dúvidas e trabalharam planejamentos para os próximos passos das atividades.

“São aulas com resultados diferentes, os comentários unânime entre meus colegas é que há uma diferença que a gente está tendo, eu sou professora do 8º Ano e não parece ser os mesmos alunos que eu dou aula regular, estão mais participativos, conversam, interagem, perguntam, a aula hoje à tarde e pela manhã foi extremamente proveitosa, a gente não ver a hora passar, já que são aulas muito proveitosas, muito interativas com os alunos participando bem e não esperando que a gente esteja pedindo pra fazer como é  na aula regular, realmente estão sendo protagonistas do curso e botando em prática”, explica a professora Maiara Lira, durante o encontro de educadores e educadoras.

“Uma coisa positiva que eu identifiquei foi a qualidade do material do PEER_PAS (Programa de Educação Básica em Empreendedorismo Rural e práticas Agrícolas Sustentáveis) da agricultura sustentável foi a colocação dos personagens que foram bem utilizados em nossas aulas e que, ao ser apresentado à eles os personagens que estavam na cartilha, eles ficaram instigados e tentando definir e entender a história logo que começou nossa aula de Sistemas Agroflorestais, justamente com essas historinhas que vêm ali na cartilha, então deu pra ver que eles se interessaram e começaram a perguntar, agregado a isso nós trouxemos fotos que nós tiramos lá no sítio e foi motivador para uma interação muito grande por parte deles, eles pediram pra ir ver a realidade no sítio”, explica a educadora Ana Clara Alves da Silva justificando entusiasmos em todas as turmas do 6º ao 8º Anos.

“Estou aqui ouvindo e vibrando com essas boas notícias, porque é assim, o sucesso dessa capacitação depende do entusiasmo dos professores e professoras, então se a gente não tem esse entusiasmo que vocês estão relatando dar pra perceber que, do mesmo jeito que os alunos estão passando com essa novidade, vocês também estão, estão fugindo um pouco do dia a dia, o que é muito bom porque o dia a dia da sala de aula, vez por outra a gente tem que fugir um pouco daquela monotonia que muitas vezes as emendas e programas das disciplinas obrigam a gente. Então num momento como esse que vocês estão conseguindo motivar os estudantes e estão se motivando também isso mostra claramente que em Assunção as coisas estão dando certo e eu fico muito feliz em saber que o material que foi produzido está sendo bem utilizado, está sendo bem entendido, e que vocês fiquem a vontade pra fazer toda e qualquer modificação que vocês acharem necessário, inclusive metodológica, porque a gente imagina uma situação pra Assunção que na nossa imaginação ela chegaria a 100%, mas tem algumas particularidades, como por exemplo, vocês podem ter jovens que não moram na zona rural, mas tem uma identidade com a zona rural e tem àqueles que num primeiro momento não se identifiquem com questão agroflorestais, mas vai se identificar mais a frente com drone, vai se identificar mais a frete com a questão da caprinocultura, com a questão das plantas ornamentais, imaginem que vocês têm uma escola aí que é na margem de uma rodovia e que tem um certo movimento, e que poderiam utilizar um espaço para o processo de vendas de cactos, suculentas e outras coisas mais que eles venham a produzir”, argumenta o professor da UFPB/CCA/Areia, Daniel Duarte Pereira, parceiro no Programa.

“Então vocês recebem o repasse e mediam os conhecimentos para os alunos, então a garotada que está no 6º Ano em 2025 vai chegar em 2028 e vai concluir o 9º Ano com as 24 tecnologias, esses garotos vão ser garotos totalmente diferenciados no município de Assunção, totalmente diferenciados, não se enganem com o que eu estou dizendo pra vocês, eles vão ser garotos com uma capacidade empreendedora extraordinária e uma maturidade incrível esses meninos vão chegar, não querendo saber de outra coisa que não seja ganhar seu dinheiro com o campo”, aponta o coordenador do PEASA UFCG, Vicente de Paulo Albuquerque.

O Programa de Educação Básica em Empreendedorismo Rural e Práticas Agrícolas Sustentáveis, já em curso no município de Assunção, tem por base o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) do SEBRAE e um conjunto de Cursos de Práticas Agrícolas Sustentáveis (PAS) do PEASA UFCG e tem o objetivo de capacitar professores e estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais dos Municípios do Semiárido para uma cultura empreendedora e em atividades práticas agropecuárias e agroecológicas, de acordo com as tendências e vocações do meio rural de cada município e em consonância com as demandas dos setores produtivos locais, em competência e habilidades voltadas para o desenvolvimento e oferta de soluções agrícolas sustentáveis, considerando os diferentes patamares tecnológicos, orientando atividades agropecuárias economicamente viáveis e de menor impacto ambiental, garantindo assim a implantação e ou perpetuação da sustentabilidade nos sistemas produtivos no meio rural.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
Fotos: Professores e professoras.

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