
Programa PAS Nordeste é iniciado nos Territórios da Bahia, na Chapada Diamantina
Entre os dias 31de julho e 1⁰ de agosto de 2025 ocorre a primeira oficina territorial de implementação do PAS NORDESTE. Este é um programa criado pelos Estados do Nordeste, por meio do Consórcio Nordeste, iniciando com a parceria com 5 ministérios federais: MDA, MDS, MIDR, SGPR E MT. Trata-se de um Programa voltado para potencializar a agricultura familiar e o consumo de alimentos saudáveis, no Nordeste brasileiro.
Na Bahia, o Governo Estadual se comprometeu em implementar o Programa nos 27 Territórios de Identidade. O Programa consta de um modelo de governança que envolve as esferas federativas e os Territórios da Cidadania. Nesta primeira oficina, o objetivo é criar o Comitê e o Núcleo Técnico territoriais e dar início às 2 ações iniciais do Programa: A REDE TERRITORIAL DE ATER e o PLANO SAFRA TERRITORIAL.
Dentre as 10 Ações Integradoras, estas duas são os pilares para as respostas mais imediatas almejadas. Criar a Rede de ATER é fundamental para organizar a demanda local, aperfeiçoar as ações de ATER, planejar para alcançar as metas e ampliar o acesso ao Plano Safra, por meio do plano safra territorial, aumentando os PRONAFs: jovem, mulher, agrecologia e os PRONAFs de modo geral.
A equipe do PAS Nordeste, que é capitaneado, na Bahia, pela SDR, está integrada nesta primeira oficina. Em seguida, se dividirá para realizar nos 27 Territórios, até setembro de 2025. A fala do Secretário Osni Cardoso se deu por meio de vídeo, devido o impedimento para está presente nesta data. Mas a participação do Chefe de Gabinete, Adriano Costa garantiu o compromisso do Secretário no evento.
Vamos participar das oficinas do PAS e garantir a Governança Territorial desta iniciativa, fundamental para o desenvolvimento sustentável e o abastecimento de alimentos saudáveis.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Ascom
Deixe seu comentário