Raios matam 17 animais em fazendas de município baiano

SR190116aDezessete animais morreram após serem atingidos por raios no último dia 04, no distrito de Ibiaporã, no município de Mundo Novo (a 304 km de Salvador).

Segundo a assessoria da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia(Adab), quinze cabeças de gado morreram em uma fazenda e duas éguas em outras propriedades, de acordo fazendo com que a Defesa Animal passasse a acompanhar os proprietários rurais orientando sobre o adequado descarte dos animais.

Conforme aquela assessoria, o diretor de Defesa Animal da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), Rui Leal, determinou que técnicos do escritório da agência em Mundo Novo, a 292 quilômetros de Salvador, inspecionassem a fazenda no distrito de Ibiaporã, onde 15 cabeças de gado foram mortas por um raio, orientando o proprietário quanto ao descarte dos animais. “De acordo com Rui, em casos como esse, a carne não deve ser consumida”, relata acrescentando que aquele diretor orientou no sentido de que os animais fossem incinerados ou enterrados em valas com cal. “Os técnicos da Adab também orientam os criadores quanto a fazer o aterramento correto das cercas para evitar que ao ser atingidas por raios a carga elétrica não se propague, atingindo os animais” explica lembrando que a morte dos animais ocorreu na tarde do dia 04 de janeiro, quando a região de Mundo Novo foi atingida por um temporal, com ventos fortes, relâmpagos e trovões.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
Foto  : Adab

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top