Reitoria do IFPB participa de visita técnica para fortalecer agricultura familiar no Semiárido

O IFPB participou de uma visita técnica ao Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), em Campina Grande-Paraíba, no último dia 27, juntamente com a comitiva da China Agricultural University (CAU), com o objetivo de promover ações de fortalecimento da cooperação científica entre os paises.

A reunião contou com a participação do Diretor do INSA, José Etham de Lucena Barbosa, da Reitora do IFPB Mary Roberta Meira Marinho e de reitores da UFCG (Camilo Allyson Simões de Farias), UEPB (Célia Regina Diniz), representante da UFPB ( Roberto Germano Costa). A visita marcou o início da implementação do Memorando de Entendimento, com foco no desenvolvimento de tecnologias aplicadas à agricultura familiar no Semiárido.

A comitiva da China foi liderada pela professora Minli Yang, diretora do China Research Center for Agricultural Mechanization Development da China Agricultural Universitye do Instituto Internacional de Inovação “Belt and Road”. A delegação foi composta pelo Zhou Yuguang, Diretor do Escritório Internacional da Faculdade de Engenharia da CAU, Doutorandos Tola Abreham Arebe e Mateen Muhammad e o Mestrando Zhou Hui, da Faculdade de Engenharia, CAU que participaram de programação intensa que incluiu visitas técnicas, reuniões institucionais e articulações com os Institutos Federais, Universidades, Centros de Pesquisa e empresas do setor agrícola.

A Reitora do IFPB apresentou dados da instituição na Paraíba, com sua capilaridade estadual de 21 campus e um Polo de Inovação, onde será 25 unidades nos próximos anos, com um Campus Sousa com especialidade agrícola. “Este encontro representa uma grande oportunidade de realização de parcerias para o avanço científico e tecnológico voltado à agricultura familiar na região Semiárida”, ressaltou Mary Roberta Meira Marinho, Reitora do Instituto Federal da Paraíba.

Parceria prevê a realização de projetos conjuntos
“Essa parceria com a China Agricultural University (CAU), aqui representada pela professora Minli Yang, entre outros membros da delegação – é um passo estratégico para fortalecer a agricultura familiar no Semiárido com base em ciência, inovação e tecnologias acessíveis das duas nações. Estamos muito confiantes no potencial transformador desse intercâmbio”, afirmou o diretor do INSA, José Etham de Lucena Barbosa.

Um das principais possibilidades de resultados da visita foi o início das tratativas para a criação de um Laboratório Conjunto Brasil-China, com foco em pesquisa aplicada, formação de profissionais e transferência de tecnologia. As soluções discutidas envolvem o uso de inteligência artificial, digitalização e mecanização acessível, com o objetivo de promover práticas agrícolas sustentáveis, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade de vida dos agricultores.

Como parte da programação, a delegação chinesa visitou o complexo laboratorial do INSA, incluindo o LABINSA, o Projeto SARA, o viveiro de espécies nativas, além de áreas de experimentação como a criação de gado Curraleiro e a Torre de Observação da Caatinga. Essas visitas permitiram aos pesquisadores estrangeiros conhecer de perto os avanços científicos e as iniciativas locais voltadas à convivência com o Semiárido.

A parceria prevê o intercâmbio contínuo de mobilidade de pesquisadores e estudantes e a realização de projetos conjuntos com base em mérito científico, inovação tecnológica e compromisso com o desenvolvimento sustentável do Semiárido brasileiro.

Também acompanharam os trabalhos o Coordenador de Prospecção do Polo de Inovação do IFPB, Salomão de Sousa Medeiros, o Diretor de Extensão Popular e Rural da Pró-Reitora de Extensão e Cultura do IFPB, Alexsandro Ribeiro, o Assessor Especial para Inovação e Empreendedorismo/PRPIPG/IFPB, Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, representantes do IFRN, José Geraldo Galvão Junior, da UFCG, Amilcar Rabelo de Melo e Jógerson Pinto Gomes Pereira, da UEPB, Cláudio Lucena, da UERN, Francisco Chagas de Lima Júnior, Cláudio Lopes de Vasconcelos e Jorge Luís Queiroz Carvalho, da Indústria Laboremus, Fabiano Dias, do INSA, a Coordenadora de Pesquisa Dilma Trovão e a Pesquisadora Maristela Santana, dentre outros.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Ascom IFPB Ramiro Pereira

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top