
Remígio e Juarez Távora promovem Dias de Campo sobre algodão orgânico e resultados de pesquisas participativas 2022
Entidades e famílias agricultoras do município de Remígio vão promover um Dia de Campo sobre a cultura do algodão orgânico na diversidade da agricultura familiar em evento que acontece na próxima sexta-feira, 21 de outubro, no Assentamento Gabinete, numa ação parceira da Embrapa com a Rede Borborema de Agroecologia(RBA) momento em que, através de estações, será mostrado o conjunto dos experimentos desenvolvidos na parceria com a RBA com ênfase em cultivares, espaçamentos, consórcio, população de plantas, rotação de culturas e o processo de integração da lavoura pecuária. “Esse é um trabalho que está sendo desenvolvido nessa região e tem por finalidade aprimorar o sistema de produção do algodão branco na região Agreste e Curimataú”, explica o pesquisador da Embrapa Marenilson Batista da Silva.
Já no Assentamento Margarida Maria Alves, município de Juarez Távora, Agreste paraibano, aconteceu um Dia de Campo na última sexta-feira, 14 de outubro, com ênfase no algodão orgânico colorido. Durante o evento foi feito mostra e discussões das diversas formas de produção a exemplo de exposição de equipamentos desenvolvidos pela Embrapa Algodão a exemplo de cultivadores e plantadeiras, técnicas de colheita que mantenham a qualidade do produto, informações diversas que vão da escolha do local, preparo do solo, período do plantio, tratos culturais, colheita e inclusão da pecuária no uso dos restos culturais dentre outras, resultado de safra e mercado.
Para a sexta-feira(21), em Remígio, explica a assessoria da Embrapa, será mostrado a atuação do coletivo de mulheres no cultivo orgânico da cultura no território da Rede Borborema e no Estado explicando que naquela comunidade a expectativa do coletiva é fazer uma colheita de cerca de 600 quilos com venda antecipada para uma empresa do Estado de São Paulo. No evento acontecerá uma feira com produtos da diversidade agrícola daquele assentamento rural, artesanato e culinária regional.
Programação Dia de Campo
Local: Comunidade Gabinete – Assentamento Queimadas no município de Remígio.
Data: 21 de outubro de 2022(sexta-feira)
Hora: 8 horas
Organização: Embrapa Algodão e Rede Borborema de Agroecologia
Estações
– Primeira estação – Boas vindas / Arranjo institucional / Objetivos
– Segunda estação- Área de produção do Coletivo Feminino
– Terceira estação- Plantio manual/mecânico, Cultivares, Consórcios
– Quarta estação- Rotação de cultura e Integração Lavoura Pecuária
– Quinta estação- Prática e cuidados na colheita manual e o processo de certificação orgânica participativa.
Durante o evento acontecerá a II Feira de produtos orgânicos e agroecológicos da Rede Borborema de Agroecologia (RBA)
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
Deixe seu comentário