
Secretária evidencia Exposição 2018 da caprinovinocultura de Taperoá
Com a meta de evidenciar a realização da XXII Exposição de Caprinos e Ovinos e a VIII Festa das Raças Nativas de Taperoá que acontecerá dos próximos dias 22 a 25 é que a secretária de Agropecuária e Meio Ambiente, Maria do Carmo dos Santos Silva Victor, participou de entrevista no Stúdio Rural, Programa Domingo Rural e Programa Esperança no Campo. “Nós tivemos aí esse período de longa estiagem e aí o nosso agricultor familiar foi muito penalizado, mas somos um povo forte, povo resistente e tivemos que mostrar nossa garra e criarmos oportunidades de melhorias para que a gente conseguisse passar por esse período aí de longa estiagem”, explica dizendo que a meta é a retomada do crescimento com novas formas de atividades e ações sustentáveis.
Durante entrevista, Carmo explicou que Taperoá figura como município destaque na produção de leite de cabra e a agregação de valor ao produto associado a conquista de mercados passa a ser ponto estratégico de estudos para a valoração do produto que poderá ter intensificada sua capacidade de geradora de alimentos, trabalho e renda. “Então o que fazer com essa produção? Nossa gestão está preocupada com isso, se nós temos essa produção de leite dentro do município, então nós precisamos nos preocuparmos e criar oportunidades de o que a gente vai fazer dessa produção. Então vamos estar oferecendo agora em nossa exposição dois cursos, um sobre queijo e um outro de cosméticos, vamos ter um pessoal que vai nos ensinar a fazer cosméticos a partir de leite de cabra e isso é muito interessante a gente fazer sabonetes, fazer shampoos, condicionador, hidratantes, tudo isso com a matéria prima que é o leite de cabra”, explica aquela secretária.
Durante entrevista, aquela secretária detalha cada ação da exposição e festival das raças nativas do município e da região.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
Deixe seu comentário