SOS Sertão e INSA/MCTI promoverá segundo Dia de Campo sobre criação animal

Criação Animal no Semiárido voltará a ser tema de Dia de Campo no Instituto Nacional do Semiárido (INSA) no dia 04 de junho de 2025 a partir das 8:00 horas na Estação Experimental Ignácio Hernan Salcedo do INSA em parceria com a SOS Sertão, através de um circuito de oficinas tecnológicas com agricultores e agricultoras familiares de várias comunidades e assentamentos dos municípios de Soledade, Remígio, Arara, Algodão de Jandaíra, Cuité, Barra de Santa Rosa e Damião, no Curimataú paraibano.

Na realidade da agricultura familiar a criação animal será o contexto para serem abordados as dúvidas e conhecimentos acerca da segurança alimentar dos rebanhos e planteis, além de alimentos alternativos para aves e suínos, a sanidade dos animais com enfoque na prevenção, e a reprodução para melhoria da qualidade genética das criações.

A informação é da assessoria da SOS, justificando que a ação é parte do acordo de cooperação firmado entre o Insa e a SOS Sertão para o apoio técnico e a difusão tecnológica do Instituto ao Projeto ATER Bem Viver Semiárido, e que as famílias convidadas que vivem da produção animal no semiárido, possuem mais de 80% com criação de galinhas, 74% de bovinos, 39% de ovinos, 31% de suínos e 12% de caprinos, em seus sítios e comunidades rurais assistidas pelo referido Projeto.

Sobre o Projeto
A ATER Bem Viver Semiárido é uma estratégia de assistência técnica implementada pela ANATER (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural) e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), que visa apoiar a agricultura familiar no Semiárido brasileiro com enfoque no bioma Caatinga, com objetivo de apoiar as 250 famílias da Agricultura Familiar na produção de alimentos saudáveis, na recuperação ambiental e no desenvolvimento sustentável do Bioma Caatinga, no Semiárido do Curimataú Paraibano mediante contrato de execução de ATER com a SOS Sertão.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Ascom/SOS

Compartilhe se gostou

1 Comentário

  1. Thamillys -  25 de maio de 2025 - 12:18

    O Dia de Campo oferece aos agricultores familiares aprendizado sobre manejo animal sustentável e troca de experiências, promovendo saúde e produtividade. É uma oportunidade valiosa para fortalecer a rede de agricultores.

    Responder

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top