Técnicos da Emater-PB participam de encontro em países do Mercosul dentro do projeto de cooperação do algodão

SR231017aTécnicos da Emater Paraíba (Unificadas Emepa/Interpa/Emater) participarão de duas novas missões técnicas no âmbito do Projeto Regional Fortalecimento do Setor Algodoeiro por meio da Cooperação Sul-Sul, no período deste dia 23 ao próximo dia 27, sexta-feira.

Conforme a assessoria do governo paraibano, a ação ocorrerá na Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru, com a participação dos Governos, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e de instituições brasileiras como a Emater-PB, a Embrapa Algodão e a Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa).

Aquela assessoria explica que a primeira missão acontecerá em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, onde vai ser iniciado o projeto regional naquele país, e terá como representantes do governo boliviano membros do Ministério de Desenvolvimento Rural e Terras (MDRyT), Ministério de Desenvolvimento Produtivo e Economia Plural (MDPyEP) e seus órgãos vinculados. “Junto com os representantes brasileiros o grupo definirá o Plano Operativo Anual 2017/2018 e iniciará a etapa de reconhecimento das áreas e implementação das unidades técnicas demonstrativas – UTDs, que funcionarão como salas de aula para a realização das práticas com os agricultores e demonstração de sistemas de produção mais eficientes”, explica, acrescentando que nessa missão a Emater-PB será representada pelos engenheiros Agrônomos, Vlaminck Paiva Saraiva, Alexandre Alfredo Soares e José Sales W. Júnior.

Ainda segundo aquela assessoria, a segunda missão será realizada em Lima, no Peru, onde o projeto está em fase mais avançada e onde ocorrerão um workshop e uma oficina em assistência técnica e extensão rural, para fortalecer as instituições peruanas e profissionais que atuam nas principais zonas algodoeiras do país. “Os extensionistas paraibanos Ailton Francisco e Justino Vieira participarão como facilitadores em metodologias participativas de Ater para os técnicos peruanos”, explica.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Ascom-Unificada

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top