Movimento Planes-PB cumpre agendas propositivas em órgãos diversos na capital paraibana

Representações de diversos segmentos produtivos do mundo rural paraibano, via Movimento Planes, Plano Estadual de Fortalecimento e Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais da Paraíba, estiveram reunidas cumprindo agendas propositivas com órgãos de governos e entidades governamentais e não governamentais.

As atividades aconteceram durante a última quarta e quinta-feira, 16 e 17 de novembro, na capital paraibana, e foi tema no Programa Domingo Rural deste domingo(20) a partir de entrevista dialogada com o componente Planes-PB, zootecnista Wendell José de Lima Melo. “Venho aqui falar de uma agenda muito forte que está sendo puxada pelo Planes desde setembro de 2021 nesse movimento que juntou produtores, técnicos e demais pessoas interessadas no fortalecimento do setor agropecuário de nosso estado a partir de cada ramo produtivo da agropecuária paraibana”, explica Wendel classificando como gesto corajoso o lançamento do coletivo e suas ações dentro da Pandemia, com ações sequenciadas que superaram todo o período eleitoral na busca de dar visibilidade as proposições desses diversos arranjos produtivos.

Conforme Wendel Melo, na quarta-feira(16/11) as representações foram recebidas pela equipe da CINEP(Companhia de Desenvolvimento da Paraíba), junto com outros parceiros (Agronordeste, UFCG, EMPAER, CAPRIBOM e FAEPA), espaço em que se tratou sobre temas específicos do Arranjo Produtivo da Caprinovinocultura paraibana, em especial a questão de abate de animais, com ênfase no Abatedouro de Monteiro, objetivando seu funcionamento. “Nessa reunião a gente tratou de um dos grandes entreves do setor da caprinovinocultura que é o abate legalizado, dentro dessa questão do abate legalizado a gente discutiu a questão do Abatedouro de Monteiro que faz mais de 20 anos que esse empreendimento está parado, ou quase 20 anos, por questões de querelas políticas”, explica detalhando caminhos para fortalecer a caprinovinocultura dos Cariris da Paraíba e diversas microrregiões do Estado de Pernambuco.

Na quarta-feira(17) o coletivo de representações esteve em audiência com o secretário da Agropecuária e Pesca(SEDAP), Joaquim Hugo, com o vice-governador eleito, Lucas Ribeiro, momento em que apresentaram o Documento PLANES-PB e a Carta de Compromisso entregue e assinada pelo Governador João Azevedo. “Fomos convidados a retornar na próxima semana para dar continuidade ao encaminhamento de nossas demandas. Pedimos que o GT para tratar da legislação sanitária e ambiental fosse criado com urgência, e o secretário se prontificou em fazer o quanto antes”, reforça Wendel.

No período da tarde o coletivo reuniu com representações da FAEPA, em sua sede, para tratar da criação das Câmaras Setoriais dos Arranjos Produtivos da Agropecuária Paraibana para análise da proposta de regimento e minuta de portaria enviada pelo Movimento PLANES-PB. “Na reunião se percebeu a aceitação e compromisso da FAEPA em criar as Câmaras Setoriais e estavam na finalização da análise do documento para iniciar a sua operacionalização, ainda este ano, se possível”, reforça acrescentando que a criação das Câmaras Setoriais é de fundamental importância para a discussão e encaminhamentos dos pleitos de cada Arranjo Produtivo da Agropecuária Paraibana, que passará a ter um ambiente apropriado de construção para o desenvolvimento de cada arranjo produtivo.

No auditório do SINAVEZ, Sindicato dos Agrônomos, Veterinários e Zootecnistas do Estado da Paraíba, a equipe se reuniu com a deputada estadual Pollyanna Dutra, componente e representante do coletivo na Assembleia Legislativa paraibana. “No SINAVEZ tivemos duas pautas muito importantes já que a gente trouxe os parceiros pra discutir o PDV(Programa de Demissão Voluntária) nos órgãos do Estado porque estamos vendo que nossa Empaer está passando por necessidade muito grande, tanto de pessoal, de recursos e das políticas para o setor agropecuário por muitos anos”, explica dizendo que não se faz desenvolvimento sem pesquisa e extensão forte e fortalecedora e garante que a parlamentar vem assumindo importante papel para a visibilização e construção das políticas estruturantes das cadeias agropecuárias paraibanas. “Então a discussão é essa, foi apresentado com a deputada Pollyanna essa pauta pra ela defender na Assembleia, apresentar ao governo pra posteriormente a gente avançar nessas proposições junto ao governo do estado” reforça Wendel detalhando outro tema em discussão que é a criação urgente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária, tida pelo Planes-PB como fundamental para o fortalecimento de todos os Arranjos Produtivos no Estado da Paraíba.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top