
Extensão rural paraibana proporciona conhecimentos durante oficina sobre Fenação em reassentamento de Itatuba
Famílias agricultoras do reassentamento Águas de Acauã, no município de Itatuba, Agreste paraibano, foram contempladas com uma capacitação detalhando tencologias de como trabalhar o armazenamento de ração nas dinâmicas de fenação com conhecimentos compartilhados por técnicos da Empaer.
A oficina aconteceu no último dia 11 repassando dinâmicas de como melhor aproveitar a ração agroecológica através da fenação, contou com as famílias agricultoras que vêm trabalhando o projeto do algodão agroecológico na diversidade da agricultura familiar e foi uma realização parceira do MAB, Empaer, Funetec, SDH, SEAFDS, e UFCG.
Tida como uma tecnologia social milenar que a fenação garante ração para os animais por meio da pastagem seca sem perda de valor nutricional oferecendo maior autonomia e melhor convivência no semiárido. “Esse é mais um passo em direção à conquista por justiça e reparação, garantindo um resgate imaterial da volta ao acesso a terra e água com as condições adequadas para assegurar um ciclo virtuoso sustentável e produtivo”, explica a assessoria MAB ao dialogar com Stúdio Rural lembrando que participam os extensionistas Hudson Silva, Ewerton Bronzeado e Marcondes de Sousa. “E assim ressignificar e reconstruir uma história de luta por dignidade humana e autonomia desses agricultores familiares; permitindo que o homem do campo se edifique no semiárido nordestino”, reforça.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
Deixe seu comentário