Encontro do Consórcio Nordeste com Embrapa pauta parceria para recuperação e utilização sustentável da Caatinga

O secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, e o chefe de Gabinete, Glauber Piva, participaram de reunião na manhã da última terça-feira (11), em Brasília, com a presidenta da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Silvia Massruhá, e o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Clenio Pillon.

A informação é da assessoria do Consórcio explicando que na pauta estavam as parcerias em projetos para melhorar a produção agrícola na região Nordeste, em especial a recuperação e utilização sustentável da Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro e que guarda muito conhecimento sobre resiliência e adaptação a condições climáticas extremas, como longos períodos de seca e altas temperaturas. “A Embrapa é uma grande aliada dos estados nordestinos no fortalecimento do desenvolvimento agrícola, da segurança alimentar e do uso sustentável dos recursos naturais, por meio de parcerias que trazem inovação tecnológica. Hoje, aprofundamos o debate sobre nossa parceria para o recaatingamento, conversamos sobre o Projeto de Lei que institui a Política Nacional e o Programa Nacional para Recuperação da Vegetação da Caatinga”, informou o secretário executivo do Consórcio Nordeste Carlos Gabas.

Ao final do encontro, explica aquela assessoria, a presidenta da Embrapa reafirmou o compromisso da empresa pública com o processo de recaatingamento e falou sobre a importância de a ciência aproveitar o conhecimento acumulado pelo Nordeste. “Hoje discutimos como desenvolver projetos visando a prospecção de genes e micro-organismos resistentes a estresse hídrico, como podemos aproveitar todo esse conhecimento do Nordeste e utilizar esses dados e informações para a ciência trabalhar usando a biotecnologia e a engenharia genética, como podemos trabalhar esse conteúdo para o desenvolvimento de novos bioprodutos, como os bioinsumos, e também como usar esses dados e informações para trabalhar com a inclusão sócio-produtiva dos produtores do Nordeste”, explicou a presidenta da Embrapa, Silvia Massruhá.

No encontro, Carlos Gabas entregou para a presidenta da Embrapa a revista ‘Relatório 5 anos do Consórcio Nordeste 2019-2024′, publicação que apresenta as ações implementadas pela autarquia interfederativa desde a sua criação.

Projeto de Lei 1990/2024
O Projeto de Lei 1990/2024, de autoria da senadora cearense Janaína Farias, que institui a Política Nacional e o Programa Nacional para Recuperação da Vegetação da Caatinga, está aguardando o despacho do presidente da Câmara dos Deputados para iniciar a tramitação na Casa.

O projeto tem o objetivo de promover a restauração e conservação do bioma Caatinga, combater a desertificação e garantir o uso sustentável dos seus recursos naturais.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Ascom

Compartilhe se gostou

1 Comentário

  1. Francisco Alípio Jataí Cavalcante -  25 de fevereiro de 2025 - 16:28

    Realmente nossa caatinga tem que ser preservado de forma sustentável, para quê futuras gerações possa conhecê-la e dar continuidade na sobrevivência deste Bioma único no planeta.
    Sou daqueles que procura mantê-la viva; em minha propriedade aqui rm Tauá-CE, planto: arrorira, sabiá, Ipês dentre outras.
    Enfim, estou fazendo minha parte na preservação de flora e fauna.

    Responder

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top