Cabaceiras sedia reunião da coordenação do Território do Cariri Oriental
Representações das entidades dos municípios componentes do Cariri Oriental realizaram reunião da coordenação territorial objetivando discutir ações para o desenvolvimento sustentável daquela microrregião paraibana.
A reunião aconteceu em Cabaceiras na última terça-feira(11 de janeiro) em Cabaceiras e tratou assuntos relacionados a Caprinovinocultura, Cochonilha do Carmim dentre outros temas voltados ao desenvolvimento do Cariri.
Antônio Junio da Silva é Articulador Estadual da SDT/MDA, participou do encontro e, ao participar do Programa Domingo Rural deste domingo, explicou o sentido da reunião. Tivemos a reunião da coordenação onde o pessoal discutiu vários assuntos, entre eles a questão de alguns temas que o Território do Cariri Oriental está querendo pautar, como a questão da caprinovinocultura como desenvolvimento estratégico do território, mas também outros temas como PNAE que inclusive vai acontecer um seminário e o tema que é muito polêmico que é a história do enfrentamento da Cochonilha do Carmim, explica Junio ao conversar com os ouvintes da Rádio Serrana de Araruna, Independente do Cariri, Bonsucesso de Pombal e Farol FM de Taquaritinga do Norte-PE.
Sobre as questões relacionadas a caprinovinocultura Domingo Rural entrevistou o consultor do Sebrae, Eugênio Peixoto, que participante do evento, falou sobre pontos importantes para o fortalecimento da cadeia produtiva da caprinovinocultura e, ao dialogar com Domingo Rural, falou sobre as temáticas trabalhadas por ele naquele evento cabaceirense. A caprinovinocultura que aqui nos dois cariris como vários territórios da Paraíba é a cadeia produtiva que mais estrutura a agricultura familiar, praticamente toda a família tem seu bode, tem sua cabra, tem sua ovelha e o que a gente precisa agora é analisar, estruturar de forma equacional, como é que o agricultor familiar ele não ver uma reserva de valor, mas de fato a principal atividade e, sua propriedade. Então essa intenção é uma demanda do Governo Federal, isso tem o apoio do Sebrae também e nossa idéia é de fato a gente começar a fazer um processo de dinamização da economia do território a partir do fortalecimento dessa cadeia produtiva mais importante que é o nosso objetivo.
Eugênio informou que a grande necessidade naquela reunião foi a necessidade de incorporar os produtores de base que são as associações, cooperativas e o pessoal que está produzindo e que, nesta perspectiva fica acertado que no dia 18 de fevereiro um encontro com todo o segmento acontecerá no Sindicato dos Trabalhadores de Boqueirão, uma reunião com a base produtiva da caprinovinocultura evidenciando o que está sendo pensado em nível de Estado identificando qual o verdadeiro interesse dos produtores em se engajar na proposta de construir uma cooperativa central que envolva os territórios do Cariri Orental Cariri Ocidental, Curimataú e Médio para que essas regiões posam ser uma estrutura forte estruturalmente na disputa do mercado com carne de qualidade e, com isso, gerar mais trabalho e renda para as famílias agricultoras.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural




Enviando...
Deixe seu comentário