Cabaceiras sedia reunião da coordenação do Território do Cariri Oriental

Representações das entidades dos municípios componentes do Cariri Oriental realizaram reunião da coordenação territorial objetivando discutir ações para o desenvolvimento sustentável daquela microrregião paraibana.

A reunião aconteceu em Cabaceiras na última terça-feira(11 de janeiro) em Cabaceiras e tratou assuntos relacionados a Caprinovinocultura, Cochonilha do Carmim dentre outros temas voltados ao desenvolvimento do Cariri.

Antônio Junio da Silva é Articulador Estadual da SDT/MDA, participou do encontro e, ao participar do Programa Domingo Rural deste domingo, explicou o sentido da reunião. “Tivemos a reunião da coordenação onde o pessoal discutiu vários assuntos, entre eles a questão de alguns temas que o Território do Cariri Oriental está querendo pautar, como a questão da caprinovinocultura como desenvolvimento estratégico do território, mas também outros temas como PNAE que inclusive vai acontecer um seminário e o tema que é muito polêmico que é a história do enfrentamento da Cochonilha do Carmim”, explica Junio ao conversar com os ouvintes da Rádio Serrana de Araruna, Independente do Cariri, Bonsucesso de Pombal e Farol FM de Taquaritinga do Norte-PE.

Sobre as questões relacionadas a caprinovinocultura Domingo Rural entrevistou o consultor do Sebrae, Eugênio Peixoto, que participante do evento, falou sobre pontos importantes para o fortalecimento da cadeia produtiva da caprinovinocultura e, ao dialogar com Domingo Rural, falou sobre as temáticas trabalhadas por ele naquele evento cabaceirense. “A caprinovinocultura que aqui nos dois cariris como vários territórios da Paraíba é a cadeia produtiva que mais estrutura a agricultura familiar, praticamente toda a família tem seu bode, tem sua cabra, tem sua ovelha e o que a gente precisa agora é analisar, estruturar de forma equacional, como é que o agricultor familiar ele não ver uma reserva de valor, mas de fato a principal atividade e, sua propriedade. Então essa intenção é uma demanda do Governo Federal, isso tem o apoio do Sebrae também e nossa idéia é de fato a gente começar a fazer um processo de dinamização da economia do território a partir do fortalecimento dessa cadeia produtiva mais importante que é o nosso objetivo”.

Eugênio informou que a grande necessidade naquela reunião foi a necessidade de incorporar os produtores de base que são as associações, cooperativas e o pessoal que está produzindo e que, nesta perspectiva fica acertado que no dia 18 de fevereiro um encontro com todo o segmento acontecerá no Sindicato dos Trabalhadores de Boqueirão, uma reunião com a base produtiva da caprinovinocultura evidenciando o que está sendo pensado em nível de Estado identificando qual o verdadeiro interesse dos produtores em se engajar na proposta de construir uma cooperativa central que envolva os territórios do Cariri Orental Cariri Ocidental, Curimataú e Médio para que essas regiões posam ser uma estrutura forte estruturalmente na disputa do mercado com carne de qualidade e, com isso, gerar mais trabalho e renda para as famílias agricultoras.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top