Microrregiões da Paraíba recebem capacitações sobre o Garantia Safra

Municípios paraibanos de diversas regiões do estado receberam capacitações da primeira etapa do Programa Garantia Safra em etapa, que teve início no último dia 7 e capacitou cerca de 240 técnicos dos 110 municípios da Região I, que compreende os territórios do Alto Sertão, Vale do Piranhas, Médio Piranhas, Vale do Piancó, Médio Sertão e Cariri Ocidental.

O tema foi evidenciado na Rádio Serrana e Rádio Queimadas FM via Programa Domingo Rural e Esperança no Campo justificando que foi uma promoção Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com a Coordenação do Garantia Safra do Governo da Paraíba e atende a Portaria de número 42 do MDA, que regulamenta o processo de verificação de plantio, colheita e perda e determina o prazo até 30 de maio para solicitação de vistoria.
A assessoria do programa no estado lembra a importância de os municípios fazerem o trabalho até o dia 29 de abril que é o último dia útil do mês de maio. “De acordo com a coordenadora estadual do Programa, Ivanilza Macedo, a responsabilidade de solicitação de perda e o encaminhamento para capacitação dos técnicos é dos municípios, e caso isso não ocorra no prazo devido, os agricultores ficarão impedidos de receber o seguro”, explica a assessoria.
Stúdio Rural dialogou com o coordenador do Ministério do Desenvolvimento Agrário junto ao programa, Ranyfábio Cavalcante de Macedo que falou sobre o trabalho e garante que as diversas outras microrregiões do estado também receberão as capacitações a exemplo do Cariri Oriental, Cariri Ocidental, Borborema dentre outras no sentido de que o trabalho seja feito com a máxima eficiência e garante que o trabalho está sendo feito junto aos técnicos da Emater, componentes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural e secretários de agricultura na some das alternativas para o processo de convivência com o semiárido.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top