
Assessores Coonap discutem diversidade, segurança pública e acesso á justiça durante conferência em Arara
Identidade, diversidade, segurança pública e acesso à justiça foi temática facilitada por assessores técnicos e sociais da Coonap, Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio ás Organizações de Autopromoção, em trabalho de grupo de jovens agricultores e agricultoras, durante a Conferência Territorial de Juventude Rural do Território Borborema, acontecido no último dia 11, na cidade de Arara.
A participação daquela cooperativa nas atividades, a diversidade de discussões e a questão da falta de segurança no meio rural foi tema trabalhado no Programa Domingo Rural da Queimadas FM e Rádio Serrana de Araruna AM 590 kHz no domingo(13/09).
Dos cerca de 100 participantes no evento, aproximadamente 30 componentes são assentados da reforma agrária acompanhados por aquela cooperativa em diversos assentamentos rurais através de projeto com o Incra-PB. “A gente vem buscando inserir os jovens filhos de assentados da reforma agrária dentro das discussões da construção das políticas públicas dentro do território voltadas para a juventude rural”, explica o assessor técnico Josino Barbosa da Silva, ao dialogar com nosso público ouvinte.
Aquele assessor garante que a juventude camponesa dos diversos assentamentos rurais acompanhados por aquela cooperativa têm trabalhado as temáticas diversas de inclusão em razão do conjunto de encontros, capacitações e intercâmbios promovidos que dão visão de perspectivas para as necessidades da construção das novas políticas públicas que venham suprir essas carências. “Temos um trabalho sequenciado participando junto ao pessoal dos assentamentos e, desta forma, a gente já tem grupos de jovens identificados e acompanhados pela Coonap, no caso dos jovens que vieram eles já passam por momentos de discussões e de formações e que a gente está sempre sentando junto com eles e evidenciando questões relativas ao trabalho rural, as políticas públicas, a elaboração de projetos, a área social”, relata Josino durante parte de amplo diálogo com nossa equipe.
Durante discussão no grupo, a questão de segurança pública foi o tema principal trabalhado pelo coletivo juvenil já que é um dos entraves no campo que vem afetando diretamente as juventudes no meio rural nos assentamentos da reforma agrária no Estado da Paraíba. “Eu acho que não é uma questão só de área de assentamento, mas nos assentamentos que a gente acompanha tem assentamento que tem problema com a segurança pública, temos assentamentos em que muita gente saiu por conta da violência no campo já que não tinha resultado de investigação, não tinha punição, não se chegava a prender quem fazia os atos, mas aí a complicação hoje na zona rural é essa questão de falta de segurança”, explica.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
Deixe seu comentário