Agricultores assessorados pela Coonap iniciam venda de alimentos da agricultura familiar ao PAA

SR211215bFamílias agricultoras do Assentamento Cajá de Matinhas, localizado no município de Matinhas, Agreste paraibano, iniciaram a entrega de alimentos ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no Programa Mesa Brasil do SESC em Campina Grande que serão distribuídos nas instituições do município.

A informação é da assessora de comunicação da Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção (COONAP), Suzana Araújo, explicando que o projeto foi elaborado pelos técnicos que acompanham o assentamento, Patrick Custódio e Paula Cristiane daquela cooperativa que presta assistência técnica nos assentamentos, através de contrato com o INCRA-PB e que, de acordo com Patrick, o projeto é coletivo, envolve 04 mulheres e um homem e que vêm sensibilizando as famílias agricultoras sobre a importância das políticas públicas voltadas para a comercialização e ao mesmo tempo mostrando a importância de gerar produção diversificada. “A princípio é um grande passo, pois irá servir de exemplo no assentamento, para que nos próximos aumente a quantidade de participantes no projeto”.

Ao dialogar com nossa equipe, Suzana explicou que a ação atende ao que consta no projeto, onde estão sendo comercializados jerimum, batata doce, banana, feijão verde, jaca, limão, manga, milho verde, macaxeira; totalizando 10 tipos de alimentos oriundos da agricultura familiar. “Para o assentado Tiago Rodrigues, a venda dos produtos diminui a atuação dos atravessadores no assentamento e possibilita a garantia de venda da produção”, explica Suzana acrescentando que o agricultor justificou que antes as famílias vendiam aos atravessadores e que agora na modalidade de venda junto ao Governo Federal há a expectativa de melhorar a renda familiar porque antes vendiam pela metade do preço. “Com este programa vamos depender mais do lote, pois agora temos a quem destinar nossa produção e assim ter uma melhor qualidade de vida”, ressalta o agricultor.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Faça um comentário

Todos os campos obrigatórios são marcados como (requerida). Seu Endereço de e-mail não será publicado

Voltar para o topo