Agricultores da ASA-PB participam de oficina sobre gestão de água pra beber e produzir alimentos

Representações de entidades da agricultura familiar e agricultores e agricultoras experimentadores paraibanos participaram do 1º Encontro de Capacitação em Gestão de Água para Beber e Produzir Alimentos, evento que aconteceu durante os dias 14 e 15 deste mês, em Campina Grande, e teve organização da Articulação do Semiárido Paraibano (ASA-PB).

Stúdio Rural conversou com o coordenador do PATAC, Programa de Aplicação de Tecnologia Apropriada as Comunidades, Antônio Carlos Pires de Melo, Tonico(foto), explicando que essa representa a primeira oficina promovida pela ASA Paraíba, Articulação do semiárido Paraibano, em seu primeiro módulo de manejo da água previsto para esse ano e que na primeira oficina foi discutido conteúdos e princípios que devem orientar o programa de formação de recursos hídricos da ASA Paraíba com o objetivo de qualificar o que está se fazendo e articular as diversas iniciativas que a ASA desenvolve. Por exemplo, nós temos na Paraíba vários programas como o P1MC, P1+2 que são os mais famosos, mas existem outros projetos das diversas entidades ligadas a ASA Paraíba., explica Carlos de Melo ao dialogar com Stúdio Rural.

Tonico informou que o fortalecimento das dinâmicas dos arredores de casa, com ênfase na água de beber e para produzir alimentos no sentido de fortalecer todo um trabalho integrado existente e assumido pelas entidades da ASA em todo o Estado da Paraíba. Nós sentimos a necessidade de articular esses espaços de formação através de oficina estadual, oficina territorial, os cursos do P1MC que é o GRH, o P1+M2 em que tem várias oficinas de formação e sentimos a necessidade de articular melhor esses conteúdos no sentido de as famílias terem um processo de formação de mais conseqüência, melhor qualidade valorizando os acúmulos que se dão nos processos de formação, relata aquele coordenador.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top